• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

EGEM e AMFRI iniciam nova etapa na elaboração dos Planos Municipais de Cultura

EGEM e AMFRI iniciam nova etapa na elaboração dos Planos Municipais de Cultura

EGEM e AMFRI iniciam nova etapa na elaboração dos Planos Municipais de Cultura 600 399 Fecam Portal

O processo de elaboração dos Planos Municipais de Cultura – PMC das cidades de Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Camboriú, Itajaí, Penha e Balneário Piçarras, iniciado na segunda quinzena de julho, em uma parceria entre a Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM e a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, já caminha para uma nova etapa. No primeiro encontro, foram apresentadas as equipes e comissões municipais, o plano de trabalho e o cronograma de atividades.

Em agosto foi realizado, em cada um desses municípios, o Fórum Municipal de Planejamento, reunindo todos os segmentos da classe artística, poder público, representantes da sociedade civil e população em geral para explicar o Plano Municipal de Cultura – PMC e a importância da sua elaboração. O principal objetivo foi promover o sentimento de apropriação na comunidade em relação à política pública; fortalecer e capacitar grupos da comunidade para que possam exercer em parceria com o poder público a gestão da cultura, incluindo o planejamento das ações, assim como, aproximar a comunidade, poder público local e entidades atuantes na área, fortalecendo o trabalho conjunto em torno do PMC e outras políticas públicas que venham a ser implementadas no município.

"Foi um momento muito importante de articulação e mobilização quando apresentamos uma visão geral do PMC e explicamos sobre a metodologia que está sendo utilizada. Em cada etapa será realizado um fórum para validar o trabalho", explicou a assessora de Cultura e Turismo da FECAM, Raquel Rodrigues. Paralelamente aos fóruns, ocorreram reuniões entre as equipes da EGEM e de assessoria técnica dos municípios visando a coleta de dados para elaboração do diagnóstico, prognóstico e estratégias de ação.

Diagnóstico e Prognóstico
A partir de agora, as equipes estão trabalhando na elaboração do diagnóstico, quando são traçadas as diretrizes, feito o inventário do campo cultural e realizada a análise da situação. O próximo passo é o prognóstico, divido entre a estratégia, ação e metas.

A entrega dos PMCs está prevista para janeiro de 2014. O PMC deverá ser o norteador das políticas públicas de cultura no município, juntando dois grandes princípios: o da territorialidade e o da participação popular.


Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC