• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Seminário debate as práticas de um novo enfoque para contabilidade no setor público

Seminário debate as práticas de um novo enfoque para contabilidade no setor público

Seminário debate as práticas de um novo enfoque para contabilidade no setor público 600 402 Fecam Portal

Numa promoção conjunta entre a Federação Catarinense de Municípios – FECAM e o Conselho Regional de Contadores de Santa Catarina – CRCSC começou nesta quinta-feira (19) o 1º Seminário de Práticas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. O encontro que reúne mais de 200 participantes, entre contadores, controladores, responsáveis pelo setor de patrimônio e almoxarifado da administração pública municipal, estadual e federal, estudantes e professores de ciências contábeis, no auditório do CRCSC, em Florianópolis, se estende até o meio dia dessa sexta-feira (20).

Com o tema "Rumo à Convergência", o seminário traz para o debate experiências de entes públicos na implantação de procedimentos para adoção de um novo enfoque da contabilidade aplicada ao setor público. A programação engloba experiências na mensuração e evidenciação patrimonial, em que o Estado de Santa Catarina apresenta boas referências, implantações de um novo plano de contas considerando o enfoque patrimonial e reforçando o controle e procedimentos que serão adotados pelo Tribunal de Contas do Estado na fiscalização das contas municipais com base neste novo enfoque.

Solenidade de abertura
Na solenidade de abertura, o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, destacou que a Contabilidade vive um momento ímpar, principalmente pelo novo enfoque da questão patrimonial que está em debate. "A entidade está iniciando um projeto piloto, com um grupo de contabilistas, de modo a levantar os custos em 30 escolas públicas do município", anunciou, ressaltando a importância dessa área no controle com eficiência dos gastos públicos. Cordeiro finalizou parabenizando todos os profissionais pelo Dia do Contador, comemorado no dia 22 de setembro (domingo).

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (SC), Salomão Ribas Junior, disse que a Contabilidade está passando por um processo de renascimento, pois está saindo dessa visão clássica, da parte financeira e fiscal, e começando a tratar da sua essência que é a área patrimonial. "Estamos trabalhando esse novo conceito, da contabilidade patrimonial, como instrumento de planejamento e coordenação. O setor público precisa ter essa preocupação com custos", disse. Lembrou, porém, que a parte da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata da contabilidade de custos ainda não é praticada e respeitada.

A FECAM esteve representada no evento pelo seu diretor executivo, Alexandre Alves, e pelo contador Rodrigo Guesser. Também fizeram parte da mesa de abertura o promotor de Justiça e coordenador de Apoio Operacional de Informações Técnicas e Pesquisas do Ministério Público do Estado, Adalberto Exterkotter; o secretário da Fazenda de Florianópolis, André Rezende; o secretário da Secretaria de Controle Externo de Santa Catarina do Tribunal de Contas da União, Osmar Jacobsen Filho; o deputado estadual Reno Caramori; o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado, Rodolfo Grosskopf; e a vice-presidente de Controle Interno do CRC e coordenadora Michele Roncalio.

Temas
Entre os assuntos que estão sendo abordados na programação estão o plano de transição para a implantação da nova contabilidade pública; reconhecimento de receitas e despesas públicas pelo regime de competência; experiências bem sucedidas de municípios; avaliação e mensuração do patrimônio público e fiscalização das contas dos municípios por parte do Tribunal de Contas do Estado – TCE.

O Seminário conta com o apoio do Sindicato dos Contabilistas da Grande Florianópolis – Sincopolis, das Associações de Municípios, o patrocínio da empresa Betha Simples Cidade e é executado pela Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM.


Sandra Domit / Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC