• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

EGEM apresenta Plano de Atendimento Socioeducativo e Plano Municipal de Assistência Social de São Miguel do Oeste em audiência pública

EGEM apresenta Plano de Atendimento Socioeducativo e Plano Municipal de Assistência Social de São Miguel do Oeste em audiência pública

EGEM apresenta Plano de Atendimento Socioeducativo e Plano Municipal de Assistência Social de São Miguel do Oeste em audiência pública 600 450 Fecam Portal

Durante audiência pública realizada, em 16 de outubro, no auditório da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste, foi apresentado, pela Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo e o Plano Municipal de Assistência Social do município de São Miguel do Oeste. O momento contou com a presença do prefeito, João Carlos Valar, e do vice-prefeito, Wilson Trevisan, assim como de vereadores, conselheiros tutelares, entidades de atendimento, conselheiros de direitos e de políticas, além de todos os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – CRAS, CREAS e Abrigo. A audiência foi conduzida pela secretária municipal de Assistência Social, Claudete Fabiani.

"A entrega ao município destes planos é um marco histórico para a consolidação da política de Assistência Social, prevendo as ações para a política de 2014 a 2017. Reforça a garantia de atendimento aos adolescentes envolvidos com ato infracional, considerando que foi envolvido no processo as demais políticas públicas – saúde, educação e cultura", afirma Janice Merigo, assistente social da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, entidade a qual a EGEM é coligada.

PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Os Planos Municipais de Assistência Social decorrem da necessidade de incorporação pela política pública de assistência social de práticas planejadas que são baseadas em diagnósticos e estudos da realidade de cada município. Sendo que estas ações precedem de avaliação e monitoramento sistemáticos e continuados.

A elaboração do Plano é de responsabilidade dos órgãos gestores que o submete a aprovação dos Conselhos Municipais de Assistência Social, reafirmando deste modo o princípio democrático e participativo que se espera no modo de operar, pensar e organizar a Política Pública de Assistência Social. Cabe destacar a participação de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS no processo de elaboração e aprovação do plano.

Conforme Janice, a iniciativa do município em priorizar a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social de forma planejada, organizada técnica e qualificada, reflete o olhar e a importância que os gestores municipais e dos trabalhadores do SUAS têm a respeito desta política pública.

PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO
Este Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo envolve a análise de diagnóstico e a formulação de diretrizes, objetivos, metas, prioridades e formas de financiamento para o atendimento socioeducativo no Município de São Miguel do Oeste (SC) para o período 2013-2022.

As ações têm um horizonte de 10 anos e resulta da contribuição da rede de atendimento à criança e ao adolescente do município de São Miguel do Oeste. Foram realizados encontros entre os diversos operadores para discussão do SINASE e os parâmetros necessários à elaboração deste Plano de Atendimento, subsidiando a discussão e deliberação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Plano possibilita ao município de São Miguel do Oeste, condições de planejar e executar as ações intersetoriais de forma articulada, o que interfere diretamente na qualidade dos serviços prestados pelo município aos adolescentes envolvidos com ato infracional e suas famílias.

 

Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC