• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Estudo do Fundeb realizado nos municípios da AMOSC será apresentado aos prefeitos em assembleia geral

Estudo do Fundeb realizado nos municípios da AMOSC será apresentado aos prefeitos em assembleia geral

Estudo do Fundeb realizado nos municípios da AMOSC será apresentado aos prefeitos em assembleia geral 150 150 Fecam Portal

O impacto financeiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) será apresentado nesta quarta-feira (30), a partir das 9 horas, durante assembleia geral ordinária dos prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), em Chapecó. O estudo foi realizado nos municípios da microrregião com base no período de 2008 a 2012.

O Fundeb foi criado pela emenda constitucional nº 53/2006 e foi regulamentado pela Lei 11.494 de 20 de junho de 2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, com vigência no período de 2007 a 2020, para auxiliar no financiamento da educação. De acordo com o presidente da AMOSC e prefeito de Cordilheira Alta, Alceu Mazzioni, o objetivo do estudo realizado pela entidade é sensibilizar o Governo Federal da necessidade de apoiar financeiramente os municípios, garantindo aos cidadãos o direito de acesso a educação, previsto na Constituição Federação. "Dos 20 municípios da região, apenas dois apresentaram ganho com o Fundeb. Na perda acumulada de cinco anos, dos 18 municípios o montante aproximado é de R$ 70 milhões", antecipa.

ASSEMBLEIA
Na assembleia será apresentado o projeto de iluminação pública com tecnologia LED, a proposta para gestão da telefonia corporativa, o transporte de funcionários dos municípios às agroindústrias e o plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos. Está prevista indicação ao Conselho Superior da Fundeste e ao Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para a região oeste.

O presidente da AMOSC, Alceu Mazzioni, ressalta que o objetivo é sensibilizar o Governo Federal da necessidade de apoiar financeiramente os municípios.

O diretor de Articulação Institucional da Federação Catarinense de Municípios -FECAM, Celso Vedana, também estará presente. Ele vai apresentar as alterações no estatuto da entidade para aprovação dos prefeitos da AMOSC, assim como, as ações e serviços prestados pela federação aos municípios.

 


MARCOS A. BEDIN
Registro de jornalista profissional MTE SC-00085-JP
Matrícula SJPSC 0172
MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Av. Getúlio Vargas, 870-N, Ed. Central Park, sala 21, 2° andar, CHAPECÓ (SC)
Telefax (49) 3323-4244, celular (49) 9967-4244
mb@mbcomunicacao.com.br
marcos.bedin@mbcomunicacao.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/mbcomunicacaosc
Twitter: https://twitter.com/#!/MBComunicacao