• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios terão maior autonomia com alteração no Código Florestal

Municípios terão maior autonomia com alteração no Código Florestal

Municípios terão maior autonomia com alteração no Código Florestal 150 150 Fecam Portal

Em vigor há um ano e meio, o Código Florestal (Lei 12.651/12) poderá receber a primeira alteração. Isto porque a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, no dia 06 de novembro, parecer favorável ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 368/2012, de autoria da senadora Ana Amélia, que acrescenta dois parágrafos ao código para tratar das Áreas de Preservação Permanente (APPs) em espaços urbanos, permitindo que municípios determinem a largura das faixas das áreas marginais a cursos d"água.

Ao justificar a proposta, a senadora ressaltou que o Código Florestal prevê novas regras para proteger a vegetação nativa em APPs, tanto nas áreas rurais como nas urbanas. No entanto, segundo ela, em zonas urbanas, as peculiaridades dos municípios podem conflitar com a metragem das áreas hídricas, o que cria dificuldades para desenvolver as funções sociais das cidades e garantir o bem estar dos moradores.

Em seu parecer pela aprovação da matéria, o relator, senador Armando Monteiro disse que a manutenção das áreas de preservação permanente (APPs) em regiões urbanas visa a manter as funções ecológicas, bem como prevenir desastres naturais, como enchentes e deslizamentos. Em sua opinião, pode haver conflito entre o crescimento urbano e a proteção ambiental nas cidades e ambos os aspectos devem ser observados.

A fixação dessas áreas, segundo o projeto, deverá constar nos planos diretores dos municípios e em leis sobre uso e ocupação do solo, respeitados os planos de defesa civil, e após audiência dos Conselhos Estaduais e Municipais de Meio Ambiente. A matéria será encaminhada agora para a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e, em decisão terminativa, à comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

A FECAM está acompanhando o processo e se posiciona a favor da alteração, uma vez que esta, traz maior autonomia aos municípios.

Com informações da Câmara
Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC