• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Reunião debate uma política estadual para os Consórcios de Saúde

Reunião debate uma política estadual para os Consórcios de Saúde

Reunião debate uma política estadual para os Consórcios de Saúde 600 402 Fecam Portal

Com a presença do presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, foi realizada, nessa quarta-feira, na sede da entidade, a reunião dos Executivos dos Consórcios Públicos de Santa Catarina. No total, existem no Estado cerca de 15 consórcios de saúde, entre públicos e privados.

Conforme o diretor de Relações Institucionais da FECAM, Celso Vedana, a reunião teve por objetivo definir os pontos que precisam ser aprofundados entre o grupo dos consórcios e as Secretarias Municipais de Saúde, por meio do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde – COSEMS. "A FECAM está fazendo a intermediação", disse Vedana.

Entre as principais questões elencadas no encontro está a elaboração de uma proposta a ser apresentada ao governo do Estado que defina uma política estadual para os Consórcios de Saúde, públicos e privados, assim como a regulamentação, atuação e prestação de serviços de saúde por essas organizações, o custeio das policlínicas e uma padronização dos valores referentes aos ressarcimentos pelos serviços prestados. Conforme o presidente do COSEMS/SC, Luiz Antônio Silva, existe uma grande defasagem entre o valor aplicado e o que é ressarcido.

"Queremos aliviar os gastos que hoje os municípios têm na área da saúde", disse Vedana.

Pela Constituição, os municípios devem aplicar 15% das receitas resultantes de impostos em saúde. Porém, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado, o percentual aplicado chega a mais de 20%.

Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC