• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Nova diretoria da AMVALI tomou posse nesta quarta-feira

Nova diretoria da AMVALI tomou posse nesta quarta-feira

Nova diretoria da AMVALI tomou posse nesta quarta-feira 600 450 Fecam Portal

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu realizou nesta quarta-feira (29), a 118ª Assembleia Geral Ordinária que foi conduzida pelo presidente Lauro Fröhlich, prefeito de Guaramirim. Estiveram presentes os demais prefeitos Claudemir Matias Francisco (Barra Velha), Luiz Carlos Tamanini (Corupá), Dieter Janssen (Jaraguá do Sul), Mário Fernando Reinke (Massaranduba), Rovâni Delmônego (São João do Itaperiú) e Osvaldo Jurck (Schroeder), o presidente da AVEVI – Alceu Gilmar Moretti. Também presentes o diretor de Articulação Institucional da Federação Catarinense de Municípios – FECAM – Celso Vedana, além de demais autoridades.

A assembleia iniciou com a assinatura do termo de posse da nova diretoria da AMVALI, para o mandato que compreende o período de 1º de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2014. A nova diretoria já havia sido eleita durante assembleia, no dia 29 de novembro de 2013. A diretoria está assim composta: Lauro Fröhlich (presidente), Rovâni Delmônego (1º vice-presidente), Osvaldo Jurck (2º vice-presidente), Luiz Carlos Tamanini (delegado junto a FECAM), Claudemir Matias Francisco (conselheiro fiscal efetivo), Dieter Janssen (conselheiro fiscal efetivo), Mário Fernando Reinke (conselheiro fiscal efetivo), Alceu Moretti (conselheiro fiscal suplente), Juarez Lombardi (conselheiro fiscal suplente) e Sandro Jarozinski (conselheiro fiscal suplente).

Em seu discurso, o presidente Lauro Fröhlich falou sobre a importância da AMVALI para nossa região e da continuidade dos trabalhos que estão sendo realizados pela entidade. O prefeito Rovâni Delmônego aproveitou para falar sobre a elevação do PIB nos municípios e que é preciso trabalhar a região, elevar os investimentos.

Após foi realizada explanação do Consórcio CIGAAMVALI (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu), pelo assessor jurídico Dr. Marcos Fey Probst. Atualmente, os sete municípios da AMVALI integram o consórcio que tem por objetivo desenvolver e ofertar ganho de escala, principalmente ao que se refere ao aperfeiçoamento da gestão administrativa pública e à transparência na relação entre poder público e sociedade civil e a racionalização de recursos públicos através da possibilidade de compras conjuntas pelas prefeituras e ações consorciadas em diversas áreas, destacando-se o saneamento básico, gestão e licenciamento ambiental e angariação de recursos via emendas de banca para a microrregião da AMVALI.

Marcos falou sobre as metas do consórcio e que através do consórcio é possível realizar a busca de recursos públicos para realização de objetivos comuns dos municípios da AMVALI. "O consórcio é uma ferramenta que serve para auxiliar os municípios", disse.

O próximo assunto foi conduzido pelo diretor de articulação da FECAM, Celso Vedana e por Marli Burato que falaram sobre o "Escritório de Projetos da FECAM", outros serviços oferecidos pela entidade aos municípios e convidaram os prefeitos para participarem do XII Congresso Catarinense de Municípios, que acontece de 11 a 13 de fevereiro, no CentroSul (Centro de Convenções), em Florianópolis.

PIGIRS
A seguir o presidente da FUJAMA e supervisor do PIGIRS, Leocádio Neves e Silva juntamente com a analista de projetos e geoprocessamento da AMVALI, Caroline Coelho explanaram sobre o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS.

Leocádio lembrou que o plano é composto essencialmente do diagnóstico, prognóstico e planejamento dos componentes que integram a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, em sua geração, segregação, coleta, acondicionamento, transporte e forma de tratamento e disposição final, com o intuito de preservar o meio ambiente e assegurar a qualidade da saúde pública. Informou que de 17 a 26 de fevereiro, serão realizadas audiências públicas nos municípios da AMVALI. As audiências fazem parte da etapa do prognóstico.

No final da assembleia, os prefeitos aproveitaram para assinar uma Moção de Reivindicação a Francisco José Coelho Teixeira, ministro de Estado da Integração Nacional solicitando atenção a atendimento ao projeto para Fixação e Desassoreamento da Boca da Barra do Rio Itapocu no município de Barra Velha, com a finalidade de conter os danos provocados pelas cheias no município e consequentemente em mais seis municípios da região a qual só será possível mediante a realização desta fundamental obra.

Maiores Informações:
– Lauro Fröhlich (47) 8402-8830.
– Leocádio Neves e Silva (47) 8856-8838 ou 3273-8008.


DIRETORIA DA AMVALI 2014

PRESIDENTE: LAURO FRÖLICH
Prefeito de Guaramirim

1ª VICE-PRESIDENTE: ROVÂNI DELMÔNEGO
Prefeito de São João do Itaperiú

2º VICE-PRESIDENTE: OSVALDO JURCK
Prefeito de Schroeder

CONSELHO FISCAL:


EFETIVOS: CLAUDEMIR MATIAS FRANCISCO
Prefeito de Barra Velha

DIETER JANSSEN
Prefeito de Jaraguá do Sul

MÁRIO FERNANDO REINKE
Prefeito de Massaranduba

SUPLENTES:
ALCEU MORETTI
Presidente da AVEVI e Presidente da Câmara de Corupá

JUAREZ LOMBARDI
Presidente da Câmara de Guaramirim

SANDRO JAROZINSKI
Presidente da Câmara de São João do Itaperiú


DELEGADO JUNTO A FECAM:

LUIZ CARLOS TAMANINI
Prefeito de Corupá
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO PIGIRS

As Prefeituras Municipais de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder, juntamente com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI, vem convidar toda a comunidade dos municípios citados a participar da Audiência Pública de apresentação, análise e sugestões ao Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios pertencentes à AMVALI, atendendo aos dispositivos da Lei n.º11.445/2007 e 12.305/2010.

JARAGUÁ DO SUL

Data da 1ª Audiência: 17/02/2014
Início: 19 horas Término: 22 horas
Local: Salão de Eventos do Botafogo Futebol Clube. Rua Pastor Alberto Schneider, 249, Barra do Rio Cerro, Jaraguá do Sul – SC

Data da 2ª Audiência: 21/02/2014
Início: 19 horas Término: 22 horas
Local: Salão da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Rua Pioneiro Luiz Sarti, 1397, Nereu Ramos, Jaraguá do Sul – SC

Data da 3ª Audiência: 26/02/2014
Início: 19 horas Término: 22 horas
Local: Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Av. Getúlio Vargas, nº621, Centro, Jaraguá do Sul/SC

BARRA VELHA
Data da Audiência: 18/02/2014
Início: 19 horas Término: 22 horas
Local: Câmara de Vereadores de Barra Velha. Av. Governador Celso Ramos, 200 – Centro, Barra Velha/SC

CORUPÁ
Data da Audiência: 25/02/2014
Início: 19 horas Término: 22 horas
Local: Plenário da Câmara de Vereadores de Corupá. Rua Padre Vicente, nº45, Centro, Corupá/SC

GUARAMIRIM
Data da Audiência: 24/02/2014
Início: 19 horas Término: 22 horas
Local: Câmara de Vereadores de Guaramirim. Rua 28 de Agosto, nº2042, Centro, Guaramirim/SC

MASSARANDUBA
Data da Audiência: 26/02/2014
Início: 19 horas Término: 22 horas
Local: Câmara de Vereadores de Massaranduba. Rua Paulo Cardoso, nº166, Centro, Massaranduba/SC

SÃO JOÃO DO ITAPERIÚ
Data da Audiência: 19/02/2014
Início: 19 horas Término: 22 horas
Local: Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú. Rua José Bonifácio Pires, nº749, Centro, São João do Itaperiú/SC

SCHROEDER
Data da Audiência: 20/02/2014
Início: 19 horas Término: 22 horas
Local: Auditório do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS. Rua Paulo Jahn, nº245, Centro, Schroeder/SC
As manifestações e sugestões serão recebidas na Audiência Pública.