• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Governador Colombo faz discurso de abertura do Congresso Catarinense de Municípios

Governador Colombo faz discurso de abertura do Congresso Catarinense de Municípios

Governador Colombo faz discurso de abertura do Congresso Catarinense de Municípios 600 412 Fecam Portal

O governador Raimundo Colombo participou na tarde da terça-feira (11), da abertura do Congresso Catarinense de Municípios organizado FECAM – Federação Catarinense de Municípios, em parceria com as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, realizado em Florianópolis. Em seu discurso, o governador fez um apelo pela união entre prefeituras, governos, poderes e entidades de classe para combater o excesso de burocracia existente no Brasil.

"A burocracia é inimiga de todos, ela nos afasta e atrasa nossas ações. Nossas instituições precisam ser fortes e é claro que precisam ser transparentes. Mas é necessário saber o que a sociedade está pedindo. O grande desafio do nosso tempo é garantir o que a população está exigindo, que é o aumento da nossa eficiência e da oferta de resultados. O povo está com a paciência esgotada para justificativas sobre a burocracia que atrasa obras, diante de discussões na Justiça entre as empresas envolvidas. É preciso rever e melhorar a lógica das licitações", disse Colombo, sendo aplaudido pela plateia de prefeitos.

Também participaram do ato, entre outras autoridades, o ministro do Trabalho, Manoel Dias; o vice-governador Eduardo Pinho Moreira; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Romildo Titon. O governador Colombo também voltou a apontar a concentração de recursos na União, o que compromete os investimentos em obras pelas prefeituras. "Na vida pública, o cargo mais intenso é o de prefeito, que consegue estar mais perto das pessoas. E é justamente quem está mais perto da população que recebe menos recursos e tem menos condições de executar obras", destacou. O governador ressaltou o papel do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam) no processo de garantir a realização de obras de menor porte nas cidades. E citou também os financiamentos oferecidos sem juros pelo Badesc para as prefeituras catarinenses.


Fundam
O Fundam foi criado em 2013 pelo Governo do Estado para investir R$ 580 milhões em todas as 295 cidades de Santa Catarina e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) foi contratado como agente do fundo para fazer a análise técnica dos projetos. A gestão financeira é realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda. Até o momento, 205 prefeituras cadastraram mais de 310 projetos.

Cada um dos municípios catarinenses foi informado no segundo semestre de 2013 sobre o valor disponível para apresentação de até duas propostas de investimento nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, assistência social, desporto, lazer, saneamento básico e aquisição de equipamentos e máquinas rodoviárias. Após o cadastro dos projetos no portal SCTransferências, as prefeituras precisam encaminhar a documentação necessária ao BRDE que fará a análise técnica e encaminhará o processo à Secretaria da Fazenda para a formalização do convênio e liberação do recurso. Não há necessidade de contrapartida nem de devolução dos recursos.

Nesta terça pela manhã, foram assinados convênios com mais seis municípios, que somam R$ 6,9 milhões.


Congresso
O Congresso Catarinense de Municípios está em sua 12ª edição e segue até quinta, 13, no Centrosul, em Florianópolis, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e servidores municipais com o tema "Gestão Municipal e Desenvolvimento Regional".
Nesta quarta-feira, 12, gestores estaduais apresentarão ações do governo do Estado. Estão programadas palestras com as secretarias da Casa Civil, Planejamento, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Infraestrutura, Defesa Civil, Agricultura, Assistência Social, Trabalho e Habitação e Segurança Pública, além da participação da Celesc, Casan, Badesc, Cohab e BRDE.
O Governo do Estado também está presente com um stand na ExpoFecam, feira de exposição de produtos, serviços e tecnologia realizada paralelamente ao congresso. Coordenado pela Santur, o stand contará com a presença de todas as secretarias participantes. No local, servidores estaduais estarão à disposição para fazer atendimentos individualizados aos gestores municipais participantes do Congresso.


FECAM
No evento desta terça, também foi anunciada a nova diretoria da FECAM, presidida pelo prefeito de Taió, Hugo Lembeck, que vai substituir a equipe presidida pelo prefeito de Gaspar, Celso Zuchi.
Veja abaixo a nova diretoria para a gestão 2014/2015:
Presidente – prefeito de Taió, Hugo Lembeck
1º vice-presidente – prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori
2º vice-presidente – prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps
3º vice-presidente – prefeito de Balneário Piçarras, Leonel José Martins
1º secretário – prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier
2º secretário – prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss

Fotos – Agencia Mafalda Press

Informações adicionais:
Cláudia Marcelo de Lima
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 9181-2626

Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br