• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Municípios da AMFRI recebem Planos Municipais de Cultura

Municípios da AMFRI recebem Planos Municipais de Cultura

Municípios da AMFRI recebem Planos Municipais de Cultura 600 450 Fecam Portal

Os municípios de Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Itajaí, Penha e Porto Belo, pertencentes à Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI receberam oficialmente na manhã dessa terça-feira (18) seus respectivos Planos Municipais de Cultura (PMC”s) finalizados. O PMC é um documento que estabelece as ações relativas ao planejamento e gestão para um período de 10 anos no qual o Poder Público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais que ultrapassem os limites de uma única administração de governo.

A entrega ocorreu no auditório da AMFRI, em Itajaí. Na oportunidade, o diretor da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM, Alexandre Alves, destacou que o processo de construção dos Planos de Cultura foi exitoso, em virtude da parceria pioneira com a AMFRI. "Essa experiência foi gratificante, pois tivemos a Associação sempre à frente do processo, acompanhando e tornando possíveis os trabalhos". Ressaltou o comprometimento dos prefeitos e das equipes técnicas e que os planos municipais sinalizam a construção de uma política municipal de cultura planejada e que vem ao encontro dos anseios dos munícipes, uma vez que estes documentos foram construídos de forma democrática e participativa.

Alves destacou ainda que a construção dos PMCs é uma parte do trabalho. "O desafio da gestão cultural nesse momento é o encaminhamento para o Legislativo Municipal e posteriormente a organização de uma comissão municipal para a construção das metas que orientarão o trabalho e irão subsidiar o monitoramento e avaliação das ações indicadas no plano". disse.

De acordo com a assessora da FECAM/EGEM, Raquel Rodrigues, a EGEM em parceria com a AMFRI e as Secretarias e Fundações Municipais de Cultura construíram os documentos de forma inédita, sendo a foz do Rio Itajaí a primeira região no estado de Santa Catarina a elaborar os Planos Municipais de Cultura de forma conjunta.

Os municípios em questão assinaram o Acordo de Cooperação Federativa com o Ministério da Cultura comprometendo-se a implantar seus Sistemas Municipais de Cultura, no prazo de um ano, na forma de sua estrutura mínima, ou seja, instituindo o Plano Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Política Cultural e Fundo Municipal de Cultura.

O processo de construção dos PMCs teve início no mês de julho do ano passado (2013) e envolveu um estudo da realidade local, através do diagnóstico do setor cultural e a elaboração de diretrizes, estratégias e metas, num ambiente de planejamento participativo. Durante toda elaboração dos planos, ocorreram reuniões públicas para a discussão e divulgação do processo, dos resultados do diagnóstico, bem como a apresentação das propostas finais.

"O apoio à elaboração dos planos de cultura pressupõe a definição de diretrizes, estratégias, ações e metas num esforço programado e demanda, ao mesmo tempo, ações institucionais, instrumentos técnicos e ampla participação social", diz Raquel.

Caso os municípios não se adaptem a nova Política Nacional de Cultura, ficarão impossibilitados de acessar recursos do Fundo Nacional de Cultura ou entrarão em desvantagem de bonificação ou pontuação na participação em editais e convênios.

 


Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br