• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Começa hoje o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

Começa hoje o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

Começa hoje o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura 600 504 Fecam Portal

Teve início agora pela manhã, em São Francisco do sul, o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, dirigentes da área cultural e servidores da administração pública envolvidos com a gestão cultural.

A promoção é da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura – CONGESC. O principal objetivo é estimular o debate das políticas públicas do setor cultural proporcionando a integração entre os municípios e as regiões do Estado de Santa Catarina, assim como, ampliar o diálogo entre o Ministério da Cultura – MinC, as prefeituras e o governo do Estado para fortalecer as ações e programas já existentes, iniciando também futuras parcerias.

Pela manhã, o primeiro painel trata sobre a experiência dos Colegiados regionais, começando com a ataução apresentada pelo Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul – CODIC, órgão vinculado à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS. Na sequencia o Colegiado de Cultura e Turismo da Associação dos Municípios do Entre Rios – AMERIOS, fala da Expomerios; o Colegiado de Cultura da Associação dos Municípios do Médio Vale Itajaí relata sobre o Consórcio Intermunicipal da AMMVI, e o Colegiado dos Dirigentes Municipais de Cultura da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí – AMFRI apresenta o trabalho com os planos municipais de Cultura da AMFRI.

O painel seguinte aborda as experiências municipais com a implementação do Sistema Municipal de Cultura, começando com o município de Maracajá (pequeno porte), depois Navegantes (médio porte) e encerrando com Joinville.

A solenidade de abertura acontece às 11h, com representantes da FECAM, do CONGESC, do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, da prefeitura de São Francisco do Sul, Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC, Conselho Estadual de Cultura e CODIC.

Depois de um intervalo para o almoço, o evento é retomado à tarde, com a conferência de abertura do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Novais da Mata Machado. Em seguida acontece uma mesa redonda sobre o Sistema Nacional de Cultura, com as presenças do do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Novais da Mata Machado; da diretora de Políticas Integradas do Lazer da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Elisa de Liz; do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Mary Elisabeth Garcia; e do assessor técnico de Cultura da FAMURS, José Carlos Martins.

"O Sistema Nacional de Cultura – SNC, debatido durante a programação, fala sobre a estrutura toda da política pública da área da cultura, que define as competências dos municípios na gestão cultural a partir da assinatura com o Ministério da Cultura – MinC", explica Raquel Rodrigues, assessora da área de Cultura e Turismo da FECAM.
Os trabalhos do primeiro dia encerram com uma reunião do CONGESC sobre as atividades realizadas durante a gestão da diretoria.

No segundo dia, a chefe da Representação Regional Sul do Ministério da Cultura, Margarete Moraes, fala sobreo Vale Cultura. Em seguida, o painel do dia vai abordar o Patrimônio Cultural – Identificação, Coleta e Registro.
À tarde, acontece uma plenária do CONGESC e na sequência o debate e deliberações da Carta de São Francisco. Ainda uma visita aos principais patrimônios do município de São Francisco e o encerramento do IV Fórum.


Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br