• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Videira sediou 1º Seminário Regional dos Centros de Referência de Assistência Social

Videira sediou 1º Seminário Regional dos Centros de Referência de Assistência Social

Videira sediou 1º Seminário Regional dos Centros de Referência de Assistência Social 600 400 Fecam Portal

Com a participação de técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e gestores da Política de Assistência Social dos municípios pertencentes à Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP) foi realizado nos dias 25 e 26 de março, no auditório da AMARP em Videira, o 1º Seminário Regional dos Centros de Referência de Assistência Social. O evento é uma promoção do Colegiado de Assistência Social da AMARP e da Federação Catarinense de Municípios – FECAM. A solenidade de abertura foi prestigiada pelo secretário Executivo da AMARP, Odivar Clóvis Biscaro, e pela secretária de Saúde e Ação Social de Videira, Maria Eneida Furlin Dresch.

Segundo a coordenadora do evento, Janice Merigo, assistente social da FECAM a iniciativa tem por finalidade fortalecer a proteção social básica dos municípios que integram as Associações de todo o Estado e qualificar a implantação dos CRAS. Além disso, o seminário também visa possibilitar capacitação aos técnicos que atuam nos CRAS e aos gestores dos municípios da AMARP, apoiando-os na organização da gestão e na execução dos serviços socioassistenciais, contribuindo também para o processo de planejamento das ações para o ano de 2014.

No estado são 342 CRAS em 274 municípios. "Esta é uma oportunidade dos municípios poderem dialogar com os representantes das categorias de assistência social e psicologia". Participaram também do seminário as palestrantes Inea da Silva Arioli, do Conselho Regional de Serviço Social e Psicologia e Magali Frantz, presidente do Conselho de Serviço Social de Santa Catarina.

A programação foi desenvolvida com os seguintes temas: Centro de Referência da Assistência Social: Conceitos, serviços e metodologias: Equipe Técnica do CRAS: funções e atribuições; Diagnóstico da Proteção Social Básica da Região da AMARP; Relato de Experiências Municipais, com espaço para debates.

No segundo dia, o encontro foi destinado apenas aos secretários de Assistência Social e contadores dos municípios da Associação. Na oportunidade aconteceu uma reunião técnica sobre os recursos federais destinados à Política de Assistência Social e sua devida utilização, no auditório da AMARP.