• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social espera 700 participantes em Chapecó

V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social espera 700 participantes em Chapecó

V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social espera 700 participantes em Chapecó 150 150 Fecam Portal

Começa às 18h dessa quarta-feira (14), em Chapecó (Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes), o V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social, promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM e pelas Associações de Municípios de Santa Catarina. A abertura oficial contará com a presença de autoridades. Às 19h, acontece a Conferência de Abertura "A Ética e a atuação do servidor público", com o juiz de Direito no Estado de São Paulo, Luís Manuel Fonseca Pires.

São esperados cerca de 700 participantes que atuam na área social dos 295 municípios do Estado. O tema central são as mudanças significativas na Política de Assistência Social, implantadas a partir de 2004. Os paineis serão apresentados por autoridades de renome nacional e especialistas no assunto, entre eles, a ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, a docente e doutora em Serviço Social, Berenice Rojas Couto e Jorge Teixeira, secretário de Estado da Assistência Social.

Também serão apresentadas experiências exitosas no SUAS no Estado de Santa Catarina.


Na quinta-feira (15), o evento inicia às 8h30, com a palestra "Avanços e Desafios no Sistema Único de Assistência Social".

"O avanço na Política de Assistência Social, nestes últimos anos, exige superar mais as práticas assistencialista e paternalista, não é possível mais a improvisação nas políticas públicas, em especial na Assistência Social", reforça a assistente social da FECAM, Janice Merigo.

O foco do trabalho deixou de ser o atendimento dos benefícios eventuais, a entrega de um bem material. Hoje é uma política pública, garantida em lei, que oferta serviços, ou seja, atendimento por equipe – assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, advogados – que desenvolvem trabalho social com as famílias, prevenindo situações de violação de direitos e rompimento do vínculo familiar. Esse é o desafio aos secretários: romper com o assistencialismo e inovar na oferta de serviços.


Paralelamente acontece o 10º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais e a ExpoFECAM, uma exposição apresentando o que há de mais moderno em produtos e serviços direcionados aos municípios. A estimativa total de pública é de 1.200 participantes.
No dia 14, das 8h às 17h, acontece o I Encontro Estadual do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social

Confira a programação aqui:


Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC