• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM representada no Encontro Estadual do Núcleo da Faixa de Fronteira

FECAM representada no Encontro Estadual do Núcleo da Faixa de Fronteira

FECAM representada no Encontro Estadual do Núcleo da Faixa de Fronteira 600 400 Fecam Portal

O 1º vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori, participou na segunda-feira (20), em São Lourenço do Oeste, de um encontro realizado pelo Núcleo Estadual da Faixa de Fronteira. A reunião contou com a presença de várias lideranças regionais e estaduais, entre elas, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Américo do Nascimento Júnior. A finalidade foi discutir as melhorias necessárias para a malha viária estadual e federal do Oeste de Santa Catarina.

O Secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, conduziu o encontro e explicou que o Núcleo de Fronteira é um programa do Governo Federal que inclui cidades com até 100 quilômetros de distância das fronteiras do Brasil. A proposta do Núcleo é discutir os principais problemas e necessidades de cada região.

Também marcaram presença os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) do Estado e do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) na região do Extremo Oeste. Eles apresentaram relatório da realidade das estradas oestinas e explanaram sobre os investimentos em andamento na malha viária regional.

O tema infraestrutura e logística está entre as oito prioridades do Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC), elaborado por representantes de instituições dos setores público e privado, instituições de ensino superior e pesquisa e entidades representativas da sociedade civil organizada. A coordenação do trabalho é da Secretaria do Estado do Planejamento, com o apoio do Sebrae.

Segundo Caramori, o desenvolvimento da Faixa de Fronteira é fundamental para a integração dos municípios e o consequente fortalecimento das políticas públicas voltadas ao Oeste do Estado. O Núcleo chega para fomentar as discussões e elencar novas ações para a região em diferentes segmentos.

Investimentos destacados

As rodovias federais são as principais rotas de escoamento da produção agroindustrial do oeste catarinense. O superintendente do DNIT em Santa Catarina, Vissilar Pretto, disse que estão previstos R$ 5 bilhões para estradas como BR-170, BR-280 e BR-285. Comentou que os projetos de restauração das rodovias foram feitos em 2010 e agora devem passar por avaliação. Pretto exemplificou: "O estudo de um trecho da BR-282, que vai de Lages a São Miguel do Oeste, será entregue em setembro".

Quanto às estradas estaduais, o superintendente do Deinfra na região do Extremo Oeste, Alcedir Casagrande, disse que foram concluídas implantações de 19 quilômetros da SC-159, de União do Oeste a Águas Frias, de 9,8 quilômetros da SC-484, de Chapecó a Ponte do Rio Irani, e de 15,5 quilômetros da SC-157, de Ponte do Rio Irani a Paial. Juntas as estradas somam R$ 50,8 milhões pelo programa Pacto por Santa Catarina. Também foram restauradas a SC-480, no trecho São Lourenço do Oeste – São Domingos, e a SC-155, Abelardo Luz – Bom Jesus.

Este foi o segundo encontro do Núcleo no oeste. O primeiro tratou sobre segurança pública. A próxima reunião do NFSC está prevista para o mês de agosto e deve ser realizada em Quilombo.

 

Créditos: divulgação PMC
Mais informações:
Assessoria de Comunicação Social – 3322-00583