• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Município de Itá sedia Oficinas de Acolhimento Institucional

Município de Itá sedia Oficinas de Acolhimento Institucional

Município de Itá sedia Oficinas de Acolhimento Institucional 600 400 Fecam Portal

Cerca de 50 profissionais que atuam na área de assistência social dos municípios, provenientes de várias regiões do Estado, participaram em Itá, nesta terça (27) e quarta-feira (28), das Oficinas Teóricas sobre Práticas de Acolhimento Institucional, evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, com apoio da prefeitura municipal e realização da Escola de Gestão Pública Municipal – EGEM. A prefeita de Itá, Leide Mara Bender, participou da abertura, destacando a importância da prestação desse serviço para o atendimento da população que necessita desse tipo de proteção.

O Serviço de Acolhimento Institucional é o acolhimento em diferentes tipos de equipamentos, destinado a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. A organização do serviço deverá garantir privacidade, o respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos, raça/etnia, gênero e orientação sexual.

O atendimento prestado deve ser personalizado e em pequenos grupos e favorecer o convívio familiar e comunitário, bem como a utilização e serviços disponíveis na comunidade local. As regras de gestão e de convivência deverão ser construídas de forma participativa e coletiva, a fim de assegurar a autonomia dos usuários.

Casa lar, abrigo Institucional e o reordenamento dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes foram os temas abordados nessa primeira etapa.

Conforme a assistente social da FECAM, Janice Merigo, que ministrou as oficinas, os principais objetivos foram compreender as diferentes modalidades de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes; aprofundar a operacionalização dos serviços de acolhimento institucional (abrigo, casa-lar) com ênfase para a convivência familiar e comunitária e discutir a possibilidade da constituição dos consórcios intermunicipais do serviço de acolhimento institucional.

Entre os assuntos aprofundados destaque para a gestão de rede de serviço de acolhimento, recursos humanos e acompanhamento familiar.

A segunda etapa está prevista para os dias 9, 10 e 27 de junho, em Itá, tendo como ministrante a psicóloga Isabel Penteado, de São Paulo.

Entre o público presente nesses dois dias estavam trabalhadores e coordenadores dos abrigos institucionais e casa-lar, secretários municipais de Assistência Social, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, responsáveis pelos serviços da alta complexidade nos municípios, Conselheiros tutelares, de direitos e de Assistência Social, além de técnicos do Poder Judiciário e do Ministério Público.


Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br