• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Comissão Estadual de Leilões apresenta as dificuldades em relação aos leilões regionais de veículos

Comissão Estadual de Leilões apresenta as dificuldades em relação aos leilões regionais de veículos

Comissão Estadual de Leilões apresenta as dificuldades em relação aos leilões regionais de veículos 600 450 Fecam Portal

Representantes da Comissão Estadual de Leilões – CEL estiveram na sede da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, na tarde de sexta-feira (11), reunidos com membros do Conselho de Órgãos Municipais Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito – COMITRA, ligado à FECAM, para trazer esclarecimentos a respeito de leilões regionais de veículos apreendidos no estado de Santa Catarina. Dúvidas relacionadas aos leilões regionais surgiram durante encontro do COMITRA. Atualmente, com o convênio de troca de atribuições firmado entre os municípios e o Estado, os leilões dependem da Comissão que, segundo os municípios, é demorado e faz com que os veículos se acumulem nos pátios municipais.

O presidente da Comissão, coronel Edson Rui da Silva Castilho, explicou que o custo para o leilão de veículos é alto e por isso uma das soluções encontradas é agrupar em um mesmo procedimento veículos apreendidos em pátios de vários municípios próximos. Ele ressalta ainda que para um veículo siga para o leilão, é preciso atender alguns critérios aos quais os municípios precisam estar atentos. São eles: a integração do município ao Sistema Nacional e Trânsito – SNT; a necessidade de convênio entre os municípios, a Polícia Militar e o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina – DETRAN; serviço de pátios e guinchos contratados por licitação e principalmente o cadastramento dos veículos no sistema DETRANNET no módulo remoção (para veículos apreendidos).

O coronel lembrou ainda que veículos com restrição judicial dependem do judiciário para irem a leilão, ficam no pátio até o fechamento do processo. O mesmo ocorre com veículos oriundos de inquéritos da Delegacia Civil. “Ficou acertado que o presidente da comissão irá participar da próxima reunião do COMITRA que vai ocorrer em agosto”, destaca o coordenador do Conselho e assessor jurídico da FECAM, Diogo Beppler. “Após esta reunião vamos buscar fazer uma normativa para orientar os municípios sobre os procedimentos e para que cada ente fique responsável pela sua parte, buscando assim solucionar os entraves”, completou.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC