• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Entidades da área de Comunicação participaram da abertura do 1º Seminário Catarinense de Comunicação Municipal

Entidades da área de Comunicação participaram da abertura do 1º Seminário Catarinense de Comunicação Municipal

Entidades da área de Comunicação participaram da abertura do 1º Seminário Catarinense de Comunicação Municipal 600 400 Fecam Portal

1º vice-presidente da FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori, abriu o 1º Seminário Catarinense de Comunicação Municipal, na manhã do dia 12 de novembro, no auditório do Ministério Público, em Florianópolis. Ele destacou a importância do papel dos setores de comunicação de órgãos públicos, principalmente na função de dar visibilidade e transparência aos atos e ações das Administrações. "O Seminário é uma oportunidade para aprimorar a atuação da área de comunicação dos municípios catarinenses, promovendo a troca de experiências, a integração entre as assessorias e as mídias estadual e regional, além da consolidação de parcerias com entidades representativas do setor", destaca Caramori.

O coordenador do Colegiado de Comunicação dos Municípios de Santa Catarina – COLECOM, Onéris Lopes, ressaltou que o evento é um marco para o jornalismo catarinense e para as assessorias de comunicação de prefeituras e câmaras de vereadores. "Pela mobilização, o envolvimento e os desafios que estamos suplantando para tornar esta realidade", comentou Onéris Lopes.

O presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, Rubens Olbrisch, elogiou a iniciativa da FECAM em promover um evento que ajude a qualificar os profissionais de comunicação que atuam nos municípios catarinenses. "Estou convencido de que melhorando e profissionalizando o trabalho dos assessores de imprensa municipais, vamos estar atingindo também, uma excelência cada vez maior no conteúdo veiculado diariamente pelas emissoras de rádio e televisão que fazem parte da ACAERT", afirmou.

Em sua saudação, a presidente do Conselho Regional de Relações Públicas – CONRERP 4, Maria Amelia Manque Cruz, destacou o papel estratégico das assessorias de comunicação e dos profissionais de Relações Públicas nessa área. "É na comunicação das organizações, dentre elas as estruturas governamentais, que devem atuar os Relações-Públicas, colaborando com a elaboração e implementação de criativos e efetivos projetos de comunicação e relacionamento, políticas sólidas de diálogo para os diversos públicos", e concluiu com um chamamento: "Contem com o trabalho dos Relações-Públicas".

O presidente da Associação Catarinense de Imprensa – ACI, Ademir Arnon de Oliveira, também elogiou a iniciativa da FECAM, ressaltando que o evento reuniu todas as entidades representativas da área da comunicação no Estado. Também fizeram parte da mesa de abertura o presidente do Sindicato dos Publicitários de Santa Catarina – SINPATEP, Aduci Elpídio Teófilo, e o presidente do Sindicato dos Jornalistas – SJSC, Aderbal João da Rosa Filho.

O evento aconteceu em forma de debate, com convidados como, Roberto Azevedo – RIC Record, Mário Motta – Grupo RBS, Cibelly Favero – TV Bandeirantes e Ildiane Silva, representantes das principais emissoras de televisão do estado iniciaram abordando o tema Assessorias e os Canais de Comunicação.

O diretor da Rádio Clube de Lages, Celeste Basquerote participou na tarde de quarta-feira. Junto com Guido Schwartzman (ACAERT) e Maurício Juchem (rádio RIC Record) debateram sobre "O poder das rádios na comunicação municipal". Celeste comentou sobre seu trabalho à frente da rádio e demonstrou apoio a eventos como esse. "O evento é importante para aproximação das rádios e assessorias de comunicação" disse ele.

Na manhã de quinta-feira Thamy Soligo – Governo do Estado de Santa Catarina, Chico Alves – Assembleia Legislativa do Estado-SC e Ricardo Roesler – Tribunal de Justiça do Estado-SC falaram sobre o "Modelo de comunicação na Gestão Pública".

No encerramento, representantes dos seis colegiados das associações do estado relataram suas experiências vivenciadas no setor de comunicação municipal. Danieli Moreira, vice-presidente do Colegiado de Assessores de Comunicação da Amures, representou os demais assessores da Serra Catarinense. "A ideia para a criação do colegiado já existia, e em junho desse ano conseguimos reunir um grupo de assessores para formação da diretoria e iniciar os trabalhos na região" comentou. O coordenador do COLECOM, Onéris Lopes apresentou as propostas do colegiado e relatou que foram grandes avanços em seis meses de funcionamento. O primeiro foi à estruturação dos Colegiados Regionais e o segundo foi o Seminário Catarinense de Comunicação. "Devemos fomentar a participação dos assessores de comunicação em eventos como esse. Além do aprendizado é uma troca de ideias e experiências em âmbito estadual" finalizou.

Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br