• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Começa seminário sobre Movimento Econômico em Florianópolis

Começa seminário sobre Movimento Econômico em Florianópolis

Começa seminário sobre Movimento Econômico em Florianópolis 600 311 Fecam Portal

Teve início na manhã desta terça-feira (24), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), em Florianópolis, o "I Seminário sobre Indicadores Econômicos e Sociais do Valor Adicionado no Estado de Santa Catarina", promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda – SEF, por meio da Escola Fazendária e Diretoria de Administração Tributária, com a parceria da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, do Conselho de Órgãos Fazendários Municipais do Estado de Santa Catarina (CONFAZ-M/SC), Colegiado de Secretários Executivos das Associações de Municípios, CRCSC e dos Correios.

O seminário, que prossegue até a quinta-feira (26), quer construir uma visão sistêmica do Valor Adicionado (VA) a partir dos dados socioeconômicos do Estado. A ideia é criar uma metodologia padronizada como forma de garantir mais controle e transparência sobre a distribuição de recursos que cabe a cada Município, em acordo com a legislação e os princípios da gestão pública. Além disso, os temas em debate irão colaborar para formar uma base técnica e legislativa que facilitará a definição no Índice de Participação dos Municípios.

Na abertura do Seminário, o 1º vice-presidente do CONFAZ-M/SC e assessor tributário da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina – AMUNESC, Carlos Henrique Lima, disse que este tipo de evento ajuda as administrações municipais a compreender a importância do Valor Adicionado – VA, tirando dúvidas quanto à cota-parte do ICMS que é distribuído aos Municípios. "Mostra também a injustiça que o VA representa aos Municípios nos tempos atuais. Isto porque para 70% dos Municípios de SC o retorno do ICMS representa a maior parte da receita municipal, excetuando o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)", disse.

Para o secretário adjunto da Fazenda, Almir Gorges, é importante olhar os Municípios como um todo, e não separadamente. "Em tempo de crise, a tendência é olhar apenas para o seu próprio umbigo, e isso é um erro. Não devemos nos olhar individualmente, nem regionalmente, mas sim como um todo", afirmou.

O evento tem a participação das Fazendas Estaduais do Paraná e Rio Grande do Sul e reúne técnicos do Movimento Econômico, secretários executivos e servidores de Associações de Municípios, secretários municipais da Fazenda, bem como, servidores de prefeituras que atuam na área econômica.

A consultora tributária da FECAM e coordenadora do CONFAZ-M/SC, Karine Gomes, participa do evento, representando a federação.

Palestras
Abrindo o ciclo de palestras, Paulo de Tarso Guilhon, consultor da presidência da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), entidade que apoia o seminário, apresentou o cenário socioeconômico na crise atual. "Ele fez uma explanação sobre o programa da FIESC "Movimento da Indústria pela Educação". "Considerando o horizonte 2015-2017, o movimento estabelece metas e ações prioritárias permeadas por importantes temáticas enfatizadas, respectivamente, a cada um dos anos desse período: Jovens (2015), Gestão escolar (2016) e Professores (2017)", disse.

Já o economista e assessor na Diretoria de Orçamento e Planejamento da Fazenda, Paulo Zoldan, ministrou a palestra "A importância dos indicadores econômicos e sociais para o valor adicionado".

Zoldan instigou o público presente a compreender o Estado de Santa Catarina e suas regiões. "Os indicadores apresentados permitiram fazer comparações entre as regiões que estão mais adiantadas em determinados aspectos, ou num patamar relativamente melhor que outras. A ideia foi mostrar não só quesitos econômicos, como emprego e renda, mas também um panorama prévio e geral sobre educação, saúde, violência, entre outros pontos importantes para se compreender a dinâmica do processo de desenvolvimento do Estado", completou.

Fotos – Karine Gomes e ASCOM CRCSC

Com informações Assessoria de Comunicação da Secretaria da Fazenda

Jornalista Sandra Domit – MTB 6290
Assessora de Comunicação
Federação Catarinense de Municípios – FECAM
(48) 3221.8800/ 91611377
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC
www.fecam.org.br