• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Tornado atinge Santa Catarina

Tornado atinge Santa Catarina

Tornado atinge Santa Catarina 600 450 Fecam Portal

Na última segunda-feira (20), o oeste de Santa Catarina, principalmente o município de Xanxerê, foi atingido por um tornado que chegou a ter ventos de mais de 200 Km/h. Até a noite de segunda, a Defesa Civil de Santa Catarina confirmou duas mortes e pelo menos 60 pessoas feridas. Cerca de 1 mil pessoas estão desabrigadas e 2,5 mil casas foram afetadas. A prefeitura decretará estado de Calamidade Pública. O governo do Estado confirma e acrescenta que o decreto deve ser publicado no Diário Oficial na quinta-feira. Assim, pode-se ter acesso ao Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap). Os habitantes também podem sacar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, prefeito de Chapecó, José Caramori, agradece o empenho do Governo do Estado e do governo federal no auxílio aos atingidos e espera que os recursos sejam repassados com urgência para que os municípios sejam recuperados e a população atingida possa ser atendida em tudo o que se fizer necessário.

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), mobilizou uma tropa com 100 homens do Exército para ajudar na remoção dos escombros e na limpeza da cidade. A Defesa Civil do Estado trabalha no levantamento dos estragos para definição de outras providências por parte do governo federal.

"O primeiro passo é o socorro imediato para todas as famílias, garantindo tudo o que a cidade está precisando, como água potável e kits de limpeza, e providenciando o restabelecimento da região, com energia e limpeza das ruas. Uma equipe nossa vai ficar no local para junto ao Governo do Estado, ao município e a Defesa Civil garantir celeridade e dar as respostas o mais rápido possível", informou o ministro Occhi, que também esteve no município. Como muitas casas atingidas eram financiadas pela Caixa, o ministro afirmou que uma equipe do banco está na cidade para prestar informações sobre o acionamento do seguro para reconstrução das casas.

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, também esteve na região e anunciou a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas.

Segundo informações do governo federal, os procedimentos junto ao fundo terão início nesta quarta-feira (22) para que as famílias tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruírem o que foi destruído o mais rápido possível. "O FGTS já foi liberado em outros casos. Vamos tomar todas as providências para que os recursos cheguem até as pessoas que tiveram suas casas destruídas", afirmou o ministro.

Além de Xanxerê, outros municípios registraram danos. Em relatório preliminar da Defesa Civil, as demais cidades com problemas e registro de ocorrência são: Abelardo Luz, Alto Bela Vista, Aratuba, Arvoredo, Bom Jesus, Caxambu do Sul, Chapecó, Concórdia, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Faxinal dos Guedes, Guatambu, Ipuaçu, Ipumirim, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Nova Itaberaba, Ouro Verde, Paial, Passos Maia, Peritiba, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Presidente Castello Branco, São Domingos, Seara, Vargeão e Xavantina.

   

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC 

Com informações do Governo do Estado e Defesa Civil de Santa Catarina.