• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Ações da FECAM são apresentadas durante o I Encontro de Autoridades Locais do Mercosul

Ações da FECAM são apresentadas durante o I Encontro de Autoridades Locais do Mercosul

Ações da FECAM são apresentadas durante o I Encontro de Autoridades Locais do Mercosul 600 338 Fecam Portal

Nesta quinta-feira (23), segundo dia de atividades do 2º Seminário Mercosul Cidadão, realizado em Chapecó, teve início a formação das oficinas temáticas, organizadas por assuntos de interesses dos países membros do Mercosul, com destaque para os recursos hídricos, a gestão da água e o intercâmbio entre as universidades federais. Foram debatidos ainda assuntos sobre a internacionalização dos serviços públicos nas cidades de fronteiras, principalmente a oficialização de acordos pontuais, principalmente na saúde e defesa civil A dinâmica de grupos, formados por autoridades, diplomatas, entre outros participantes, visa a uma ampla explanação sobre os temas apresentados.

O presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e prefeito de Chapecó, José Caramori coordenou o I Encontro de Autoridades Locais do Mercosul, reunindo prefeitos, intendentes, vereadores, consejales e ediles. Caramori abriu os trabalhos com uma apresentação situando as bacias hidrográficas abrangidas pelos países do Mercosul (Bacias do Paraguai, Paraná e Uruguai) e a importância da preservação ambiental. Nesse sentido, destacou duas iniciativas do Município de Chapecó que contribuem para essa finalidade: o Programa Água Boa – preservação de fonte de água – e o da coleta automatizada do lixo urbano e a coleta seletiva. Em outro momento, juntamente com o diretor de Articulação Institucional da entidade municipalista, Celso Vedana, Caramori fez um relato sobre a FECAM e o Movimento Municipalista Brasileiro.

De acordo com a organização do evento, ao longo do dia outras quatro oficinas montadas com temas específicos debateram e apresentaram diferentes sugestões e propostas que podem gerar avanços e conquistas públicas que atendam as necessidades dos países envolvidos. Turismo como fator de integração do bloco regional, preservação e uso racional dos Rios Uruguai e Paraná e Aquífero Guarani e o corredor Bioceânico Central foram alguns dos assuntos abordados nas oficinas.

O dirigente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul Americanos e do Mercosul, Flavio Monteiro, ressaltou a importância das oficinas e a troca de ideias como fatores relevantes para as conquistas da União Parlamentar do Mercosul (UPM). "A dinâmica do seminário é o ponto chave do sucesso de cada debate realizado durante o evento. A partir dessa ferramenta, já adotada no primeiro seminário, chegamos novamente a Chapecó com temas voltados ao cidadão e com novos assuntos como o primeiro encontro de universidades do Mercosul e o primeiro encontro de autoridades locais", pontuou.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC  

Com informações da Agência Alesc/Tatiani Magalhães e da Prefeitura de Chapecó