• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Servidores municipais são capacitados para as Novas Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor público

Servidores municipais são capacitados para as Novas Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor público

Servidores municipais são capacitados para as Novas Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor público 600 399 Fecam Portal

As novas Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP foram apresentadas na tarde terça-feira (19) pelos Auditores Fiscais de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina – TCE, Luiz Cláudio Viana e Ricardo José da Silva. Os palestrantes repassaram informações e tiraram dúvidas dos cerca de 500 servidores municipais das áreas de Finanças e Contabilidade participantes do 11º. Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais, que ocorreu entre os dias 18 e 20, em Florianópolis. O objetivo foi o de atualizar os conteúdos teóricos e práticos das NBCASP para a melhoria das informações que integram as Demonstrações Contábeis e Relatórios necessários à consolidação das contas públicas.

Um dos temas debatidos destaque para o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, envolvendo Mecanismos para a Consolidação das Demonstrações Contábeis e Crédito Empenhado em Liquidação. Estes assuntos foram abordados pelo auditor fiscal, Luiz Cláudio Viana. "O objetivo é explorar cada um destes temas de forma ampla já que são imagens novas dentro do Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público", diz ele.

A Consolidação das Demonstrações Contábeis vai permitir a padronização do Plano de Contas que, segundo Viana, vem agora com uma metodologia para consolidar todos os dados do país. "Para os profissionais da área contábil pública a Consolidação vai facilitar a troca de ideias e vai permitir que os municípios discutam assuntos já que agora todos utilizam o mesmo Plano de Contas. Até ano passado cada um fazia o Plano do seu jeito e isso gerava uma certa dificuldade no repasse de conhecimentos", explica o palestrante. Para o auditor os grandes beneficiados com a padronização serão o Estado e a União, que com a consolidação das contas terão dados precisos e passarão a ter maior conhecimento de suas realidades podendo direcionar suas ações mais assertivamente.

Já o auditor fiscal Ricardo José da Silva falou sobre Consórcios, Fonte de Recursos, Eventos Contábeis Específicos, Regras de Integridade do PCASP, Consistência de Registros e Saldo de Contas. "Sobre as questões de eventos contábeis específicos, temos recebido uma demanda muito grande. Nesse sentido tivemos uma participação muito boa dos Municípios, Associações de Municípios e Empresa, é algo que estamos construindo juntos", comentou o auditor sobre o processo de mudança para a aplicação das Novas Normas Aplicadas ao Setor Público.

A última palestra do dia foi com o contador e sócio do IGAM – Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos, Paulo César Flores, sobre os procedimentos de RH e lançamentos contábeis das provisões.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC

.