• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Meio Ambiente e os indicadores da área foram tema de reunião na FECAM

Meio Ambiente e os indicadores da área foram tema de reunião na FECAM

Meio Ambiente e os indicadores da área foram tema de reunião na FECAM 600 399 Fecam Portal

Com o intuito de levantar indicadores da área ambiental e melhorar as fontes de pesquisa a fim de aprimorar o Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDEMS, um grupo formado por pessoas que atuam na área estiveram reunidos na sede da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, na quarta-feira (17).

O objetivo do encontro é o de avaliar as variáveis que compõem o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – IDMS na dimensão Meio Ambiente. "Queremos buscar meios e fontes para termos dados atualizados anualmente e confiáveis. Hoje, o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, por exemplo, é preenchido voluntariamente pelo município, mas nem sempre o município o preenche e este falta de informação acaba afetando o índice caso estes dados fossem utilizados para compô-lo", explica o assessor de Meio Ambiente da FECAM, André Miquelante.

"Precisamos buscar ações para que os municípios respondam o SNIS e assim possamos utilizar estas informações como indicadores", avalia o coordenador de Desenvolvimento Regional da FECAM, Emerson Souto. "Na área de Meio ambiente temos muitos dados, mas eles não podem ser utilizados como indicadores, precisa-se fazer um trabalho para mostrar aos agentes públicos a importância de se passar as informações, pois só assim é possível identificar onde e como investir", conclui Miquelante.

Os presentes ao encontro responderão um formulário entregue pela equipe de Desenvolvimento Regional, para analisar os indicadores e variáveis que compõem o Índice. Serão encaminhadas propostas que possam auxiliar no aperfeiçoamento do IDMS. A próxima reunião será marcada em cerca de 60 dias.

Estiveram presentes representantes do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente – CME do Ministério Público de Santa Catarina – MPSC, Jonny R. Bombasar e Luiz Fernando Borges, o representante da Coordenadoria de Informação Social – COINFO do MPSC, Rossano Nogueira e o representante da AMUREL no Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Meio Ambiente, Alexandre Martins Silva. Além do assessor de Meio ambiente da FECAM, André Miquelante, o coordenador de Desenvolvimento Regional da entidade, Emerson Souto, o Economista, Alison Fiuza e a estagiária da área de Desenvolvimento Regional, Gabriela Nedeff.

Encontros Setoriais
Esta reunião faz parte das reuniões setoriais que a coordenadoria de Desenvolvimento Regional da FECAM está promovendo com representantes de órgãos ligados as áreas envolvidas no Índice e nos Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável, como economia, saúde, meio ambiente, educação, assistência social , entre outros.

O objetivo do encontro é o de articular a participação destas instituições afins para estudar cada item e assim atuar em conjunto na produção, crítica e na análise dos dados indicadores aprimorando continuamente o ÍDMS e o Banco de Indicadores.

Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Municipal Sustentável
O SIDEMS é uma base de dados, desenvolvida pela FECAM, que centraliza informações dos municípios catarinenses e gera um índice de desenvolvimento. A iniciativa busca auxiliar os gestores públicos na formulação de políticas públicas, reúne dados para a tomada de decisão por parte de investidores, além de facilitar a construção de programas que melhorem o atendimento ao cidadão. "A ideia é que os municípios possam planejar as ações governamentais com base nos indicadores do Sistema e criar ações para que onde haja mais carência seja possível melhorar os índices", explica o coordenador de Desenvolvimento Sustentável da FECAM, Emerson Souto.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC