• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Ações e políticas públicas para o Envelhecimento Ativo são debatidas durante Seminário Estadual

Ações e políticas públicas para o Envelhecimento Ativo são debatidas durante Seminário Estadual

Ações e políticas públicas para o Envelhecimento Ativo são debatidas durante Seminário Estadual 600 398 Fecam Portal

Por meio de uma iniciativa inédita em Santa Catarina, o município de Chapecó sedia nesta terça e quarta-feira (28 e 29), o I Seminário Estadual de Envelhecimento Ativo. O evento iniciou com a apresentação do cenário atual do Envelhecimento no Brasil, com a palestra do Professor da Cátedra Instituto Airton Senna, Dr. Ricardo Paes de Barros. Após, os participantes discutiram o panorama nacional, relacionando com as situações reais de cada município.

Os debates seguiram pela parte da tarde, com a palestra da Dra. em Ciências da Saúde, da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte (MG), Karla Giacomin, que abordou as habilidades e as competências no cuidado à pessoa idosa. Na sequência, foi realizada uma mesa redonda que discutiu os desafios do envelhecimento. Para encerrar a tarde, o administrador e Master em programação Neurolinguística, Jardel Beck, explanou sobre "A Mágica do Envelhecimento Ativo: aprendizados que nos levam ao sucesso".

A proposta do Seminário é reunir em um único espaço, representantes de órgãos públicos e privados, universidades, entidades e associações; a fim de debater sobre novas ações e políticas públicas que assegurem a promoção da saúde e bem-estar das pessoas idosas.

De acordo com o Secretário de Assistência Social de Chapecó, Valmor Scolari, as lideranças estão reunidas no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes a fim de aprofundar conhecimentos acerca do processo de envelhecimento; possibilitar a troca de experiências entre os municípios em relação ao atendimento da pessoa idosa, além de compartilhar iniciativas pró-envelhecimento ativo.

O Presidente da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e Prefeito de Chapecó, José Caramori, destaca que o município de Chapecó é precursor neste projeto por acreditar na longevidade da população, com uma vida saudável e equilibrada. "O que nós buscamos nestes dois dias de encontro são momentos de socialização e de trocas de ideias entre os gestores, onde possam surgir novas perspectivas e projetos focados na melhoria da qualidade de vida de quem já chegou a terceira idade", destaca o Prefeito.

O evento é promovido pela FECAM, em parceria com a Prefeitura de Chapecó e a Unoesc Chapecó. Esta é a primeira edição deste porte em Santa Catarina.

Programação de quarta-feira

Na quarta-feira (29) a programação inicia às 08h30 com a exposição do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, com a palestrante, Deputada Estadual e Coordenadora do Fórum e da Bancada Feminina da Alesc, Dirce Heiderscheidt. Na sequência serão apresentadas experiências exitosas na área. A última atividade programada para o Seminário será uma mesa redonda com o tema "Direitos da Pessoa Idosa e as Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social", com a Assistente Social e Ex-Presidente da Associação Nacional de Gerontologia, Senhora Vera Nícia Fortkamp de Araujo e com a Mestre em Serviço Social e Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Gestão 2009-2012), Janice Merigo. O encerramento está previsto para às 12h.

Público Alvo
A visualização da programação completa pode ser realizada através do site www.egem.org.br. O evento tem foco em servidores públicos e autoridades políticas municipais, estaduais e federais; trabalhadores do SUAS e do SUS, responsáveis pela execução dos serviços, programas e projetos voltados a Pessoa Idosa; Conselheiros Municipais e Estaduais; Professores e Pesquisadores da área do Idoso ou Políticas Públicas; Pessoas Idosas; Estudantes; Técnicos do Sistema de Justiça.

O Seminário conta com a parceria da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM), Unoesc Chapecó, Associações de Municípios/SC, Associação de Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS).

Fonte: Elizandra Buss – Assessoria de Comunicação de Chapecó