• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

FECAM defende atuação de todos no combate às drogas

FECAM defende atuação de todos no combate às drogas

FECAM defende atuação de todos no combate às drogas 600 338 Fecam Portal

Drogas: Não dá mais pra aceitar. Este é o tema da campanha que o Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e a Imprensa lançaram na manhã desta terça-feira (25). A ideia é sensibilizar a sociedade para o grave problema das drogas que atinge milhares de famílias.

Segundo dados Secretaria de Estado da Segurança Pública, a cada dez casos de violência registrados em Santa Catarina, sete estão relacionados a drogas ilícitas. Neste ano a Secretaria constatou que 70% de todas as ocorrências de homicídios tem relação direta ou indireta com o tráfico.

Um questionário aplicado pela secretaria de Estado da Educação, em 2010, em 1,3 mil unidades escolares da rede estadual, sobre o uso de drogas ilícitas apontou que 9,27% dos participantes já fez uso de maconha; 2,30%, de crack; 1,77%, de cocaína; 1,29%, de inalantes e 1,12%, de ecstasy. Quanto ao perfil dos usuários, 13,86% eram do ensino médio; 6,83%, alunos das séries finais do ensino fundamental; 1,26%, das séries iniciais do ensino fundamental; 2,41% funcionários da parte administrativa e 2,22% eram professores.

Florianópolis, segundo pesquisa realizada pelo IBGE, é a capital com a mais alta porcentagem de adolescentes que já usaram algum tipo de droga.

O 1º vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios e prefeito de Taió, Hugo Lembeck, representou a FECAM na solenidade realizada no Teatro Pedro Ivo. Para ele, as estatísticas demonstram o tamanho do problema das drogas que, para serem combatidas, necessitam de uma ação forte de Estado. Ao cumprimentar o governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e parabenizá-los pela iniciativa, Lembeck colocou a FECAM à disposição da campanha.

Os eixos da campanha foram apresentados pela secretária de Estado da Assistência Social, Angela Albino. A campanha vai reforçar ações já desenvolvidas em Santa Catarina no combate e prevenção ao uso de drogas. Uma destas ações é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido nas escolas pela Polícia Militar, e o projeto Reviver, que atende dependentes químicos, além de aprimorar novas estratégias coordenadas com as secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Segurança Pública. Pelo Reviver, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conduzirão estudos e atividades de recuperação dos dependentes até julho de 2016, quando cerca de 1,2 mil pessoas devem ser acolhidas pelas equipes.

Janice Merigo, assistente social da FECAM, acompanhou o lançamento e considera muito importante o envolvimento de todos. "A FECAM tem atuado para a criação, ampliação e funcionamento dos Conselhos Municipais de Entorpecentes. Estes Conselhos vão contribuir no pensar a política de combate às drogas nos municípios e também para fortalecer aqueles serviços já assistentes nas áreas de saúde, assistência social, entre outras", destacou.

Celso Vedana, diretor de Articulação Institucional da FECAM, também destacou a atuação da entidade no sentido de buscar a conscientização dos prefeitos, através das associações de municípios. "Drogas é um problema de todos os cidadãos e a FECAM como entidade de representação dos municípios catarinenses não pode estar ausente desta campanha", reforçou.

Maria Helena
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC