• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Terminou nesta sexta-feira a Semana Nacional de Trânsito

Sao_Francisco_do_Sul

Terminou nesta sexta-feira a Semana Nacional de Trânsito

Terminou nesta sexta-feira a Semana Nacional de Trânsito 600 400 Fecam Portal

Encerrou na última sexta-feira (25) a “Semana Nacional do Trânsito”. Ações e eventos de conscientização para um trânsito seguro se espalharam por todo o estado desde o início da Semana, dia 18 de setembro. A promoção da Semana está prevista no Código de Trânsito Brasileiro e tem o objetivo de mostrar para a sociedade a importância da segurança no trânsito. O tema deste ano busca sensibilizar as pessoas sobre a responsabilidade de cada um para que se tenha um trânsito mais seguro. “Cada um de nós é responsável pela mudança de atitude no trânsito”, diz o assessor jurídico da Federação Catarinense de Municípios e secretário do Conselho de Órgãos Municipais Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito – COMITRA, Diogo Beppler.

A FECAM parabeniza os municípios que se mobilizaram e realizaram atividades durante a semana para sensibilizar motoristas, futuros motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância da harmonia no trânsito.

Ações Municipais
Na região da Grande Florianópolis o município de Garopaba aderiu ao Dia Mundial sem Carro, em 22 de setembro, como forma de reflexão sobre a poluição do meio- ambiente, buscando soluções para o transporte dos grandes centros urbanos. Folhetos orientativos e simulação de acidente com o objetivo de chamar a atenção de que todos juntos podem fazer a mudança no trânsito.

Já no Vale do Itajaí, o município de Pomerode promoveu o 2º concurso municipal da Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito para a conscientização dos alunos da rede municipal de ensino. As frases e desenhos vencedores estamparam os outdoors de conscientização que foram distribuídos pela cidade. Participam somente os alunos regularmente matriculados em escolas localizadas no município de Pomerode, da sexta a nona série, nas seguintes categorias: desenho ou frases ou pensamentos. Brincadeiras educativas foram realizadas envolvendo mais de 200 alunos de escolas do município. No dia 23 de setembro foi realizada também a Blitz Ciclista Seguro, para passar informações da importância do uso do capacete luvas e luz sinalizadora. Em Guabiruba a semana foi marcada com um passeio ciclístico que reuniu centenas de pessoas no dia 20. O município ainda realizou concursos para escolher a logomarca e slogan da campanha. Palestras educativas também foram proferidas. No dia 15 foi realizado um pedágio educativo com a distribuição de panfletos que apresentavam dicas de segurança no trânsito. Em Blumenau foi feita uma exposição com carros acidentados para alertas os motoristas sobre os dados causados pelos acidentes. O município ainda realizou uma blitz educativa e promoveu palestras para orientação da população. Uma campanha para despertar a reflexão sobre o respeito às vagas destinadas a deficientes foi feita no dia 23, com a colocação de cadeiras de rodas foram colocadas em vagas de estacionamentos públicos e privados. Timbó realizou a simulação de um acidente de trânsito com o objetivo era alertar sobre a segurança no trânsito, bem como orientar os procedimentos corretos para se fazer na hora de pedir ajuda. Blitz educativa, palestras e distribuição de material informativo em tenda colocada em frente à prefeitura foram outras atividades da Semana de Trânsito no Município.

No norte, o município de São Francisco do Sul realizou palestras e promoveu o 6º Concurso Municipal de Educação para o Trânsito. O município reuniu alunos da rede municipal de ensino para a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, no dia 18. Uma simulação de acidente grave também foi realizada no dia 23 de setembro. Nesta data também foram distribuídos panfletos de orientação. Atendendo ao convite do município, a FECAM participou da abertura da Semana de Trânsito em São Francisco do Sul. Já Canoinhas promoveu a Caminhada do Trânsito no primeiro dia da Semana Nacional de Trânsito. O ato teve como objetivo promover a conscientização sobre bons hábitos no sistema viário, além de alertar sobre diversos problemas existentes no trânsito. O Município ainda promoveu um concurso entre com as escolas municipais para escolher um slogan para a semana de trânsito em Canoinhas. Papanduva realizou várias paradas educativas com distribuição de materiais gráficos alusivos à campanha, com a finalidade de mostrar que o trânsito é uma questão de cidadania. Joinville buscou conscientizar a população para a redução de acidentes de trânsito. Para isso realizou passeio ciclístico, aderiu ao Dia Mundial Sem Carro, realizou o Seminário Desafio Intermodal e realizou palestras em escolas e para grupos da terceira idade.

Enquanto no oeste catarinense o município de Água Doce realizou pedágios educativos e palestras pelas escolas do município. As ações buscam conscientizar as crianças com o objetivo de que essas participem do processo educacional cobrando também dos adultos que as leis de trânsito sejam respeitadas. O município promoveu o concurso Paz no Trânsito que premiou 20 desenhos com frases. Quatro destes desenhos foram estampados em camisetas distribuídas aos alunos da escola. Em São Lourenço do Oeste foi promovido o passeio ciclístico para incentivar o uso da bicicleta no “Dia Mundial Sem Carro” que reuniu cerca de 200 pessoas. Palestras educativas também fizeram parte da programação do município. No município de Ouro a comissão de trânsito realizou um pedágio orientativo e distribuiu lixeirinhas para o carro para passar informações relevantes para a população em relação ao trânsito. Em Lages, a Semana Nacional do Trânsito contou com uma programação repleta de atividades. O objetivo foi mobilizar a comunidade e trazer à tona reflexões acerca dos problemas, da falta de segurança e principalmente sobre a humanização do trânsito. No dia 24 foi a entrega da premiação do Concurso Cultural que envolveu alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. As categorias do prêmio envolviam desenhos, frases e poemas.

Leticia Póvoas – SC 2219 – JP
Assessoria de Comunicação FECAM
(48) 3221.8800/ 9900.3390
Siga-nos: @FECAM_SC
Facebook.com/FECAMSC