A FECAM, organizadora do concurso fotográfico “Olhares Catarinenses”, considerou que iniciativa superou todas as expectativas. Foram 564 fotos inscritas, de todas as regiões e associações de municípios de todo o estado. Com o apoio da SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) e a FCC – Fundação Catarinense de Cultura, o concurso agora chega a uma nova fase, em que serão selecionadas as melhores fotos das três categorias (natureza, gente e patrimônio) de cada associação. As escolhidas participam, em dezembro de uma exposição e mais tarde estarão em um livro que marcará a realização do concurso.
“Todas as 21 Associações de Municípios e regiões catarinenses estão representadas no projeto, com seus participantes. A ideia foi a de que o ‘Olhares Catarinenses’ pudesse dar a chance às pessoas de revelar o seu olhar sobre as belezas de nosso estado, nossa gente e o rico patrimônio histórico e cultural catarinense” define o presidente da FECAM e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira.
O consultor de comunicação da FECAM, José Augusto Gayoso, anuncia que, após a análise técnica de todas as inscrições feitas pelas Associações de Municípios, com o auxílio do curador fotojornalista Antônio Carlos Mafalda, haverá a divulgação da seleção das fotos no próximo dia 8/11. “As 63 obras selecionadas integrarão a exposição e o livro/ebook. A divulgação acontecerá através das redes sociais da FECAM e no site oficial do projeto”, conta Gayoso.
Para Mafalda, as inscrições cumpriram a missão de contemplar as características regionais. “As muitas faces de Santa Catarina serão destacadas nesta criteriosa seleção. Estamos todos muito satisfeitos e encantados com os materiais recebidos” revela Mafalda.
Quais os próximos passos?
O lançamento da exposição fotográfica será no 8 de dezembro, às 17h, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho (Hall) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC).
Já o livro de fotos (e ebook) será oficialmente entregue em evento em 14 de janeiro no Museu de Arte Catarinense (MASC) na Fundação Catarinense de Cultura (FCC).