Três chapas estão inscritas para disputar a eleição da presidência da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). Desde a sua fundação em 1980, a federação só havia recebido o registro de chapas únicas, exceto no ano de 2004 quando duas concorreram ao pleito. A eleição será realizada na próxima segunda-feira, 31 de janeiro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), a partir das 14h, a escolha da nova diretoria ocorre por meio do voto dos prefeitos
Neste ano, a primeira chapa a ser registrada foi a do prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, no dia 20. Em seguida, no dia 21, foi inscrita a chapa da prefeita de Vargem, Milena Andersen Lopes Becher. Por fim, a chapa do prefeito de São João do Itaperiú, Clézio José Fortunato, foi registrada no dia 24.
Histórico
A Federação Catarinense de Municípios – FECAM foi fundada no dia 03 de julho de 1980, na cidade de Chapecó, com o nome de Federação Catarinense das Associações Municipais.
A entidade foi fundada a partir da realização de duas assembleias, que contaram com a participação de prefeitos, representantes das associações de municípios, além de diversas autoridades. Desde a sua fundação, a federação só havia recebido o registro de chapas únicas, mas no ano de 2004 recebeu duas, um marco histórico.
Na época, o então prefeito de Chapecó, Pedro Francisco Uczai, venceu a eleição disputada com o então prefeito de Vargeão, Anelsi Cesar Danielli. Em 2022, a disputa para assumir a diretoria da Federação tem três chapas registradas.