• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Live da FECAM debate representatividade das mulheres no poder público municipal

Live da FECAM debate representatividade das mulheres no poder público municipal

Live da FECAM debate representatividade das mulheres no poder público municipal 570 428 Fecam Portal

Dos 295 municípios de Santa Catarina, somente 28 são liderados por mulheres e 23 possuem vice-prefeitas. Além disso, dos 295, somente 3 possuem uma mulher tanto no cargo de prefeita quanto vice-prefeita: Campo Belo do Sul, Lauro Muller e Paraíso. O número de vereadoras também é baixo, somente 18%, ou seja dos 2890 vereadores, somente 524 são mulheres. Os dados são do ano passado e foram publicados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com o objetivo de debater essa representativa das mulheres na política municipal, a diretora executiva Sisi Blind, coordenou a live que contou com a presença das prefeitas, Luzia Vacarin (PSDB) e Sonia Vedovato (PSDB) de Cunha Porã e Monte Carlo, respectivamente e também da vereadora de Ipira, Isabel Cristina H. Koch (PT). A live aconteceu nesta segunda-feira (28) no canal da FECAM no youtube e pode ser assistida abaixo.

Blind inicia o evento no youtube trazendo questionamentos que serão debatidos ao longo da manhã. “Esse é um momento de reflexão sobre as atividades, atitudes e vida da mulher na gestão. Qual é o momento em que as mulheres se empoderam e tem as dificuldades desse empoderamento nas suas vidas?”

A vereadora Isabel Cristina H. Koch, contou da sua trajetória e da presença feminina na câmara municipal de Ipira “Tenho orgulho de fazer parte da política e de estar em um municípios que elegeu na última eleição o maior número de mulheres na história do município.” Além disso, ela relembra que no Brasil o número de mulheres eleitoras é maior do que de homens, são 52,5% do eleitorado feminino e 47,5% do eleitorado masculino. (Dados TSE 2018)

Luzia Vacarin, prefeita de Cunha Porã pelo segundo mandato, apresentou alguns direitos reivindicados por meio das lutas de mulheres: o direito ao voto, a possibilidade do estudo e a possibilidade de escolha do trabalho e o fim da violência contra mulher e criança. “Aos poucos esses direitos foram conquistados e a presença na política é um direito que as mulheres devem ter, precisamos mobilizar as catarinenses, porque como gestoras nosso papel é motivar também”.

A prefeita de Monte Carlo, Sonia Vedovatto, contou como iniciou sua carreira na política e tudo o que enfrentou até chegar ao cargo de gestora municipal. “Em 2012 fui eleita com a maior diferença da história do município nas eleições da cidade, por conta disso sofri algumas violência no setor e por ser mulher também. Mas após isso, tem um segredo que talvez as pessoas não saibam que é o poder que a mulher tem de sair de dificuldades”.

A live está disponível no canal do Youtube da FECAM e pode ser assistido abaixo.