A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catariana (FECAM) segue fazendo parte da programação do maior evento municipalista do país, a 23ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos municípios, realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O evento acontece até o dia 28 de abril no Centro Internacional de Convenções de Brasília e reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais gestores que representam o municipalismo no país.
Neste segundo dia (26) aconteceu a abertura oficial do evento com a presença do presidente da república, Jair Messias Bolsonaro e de 16 ministros do governo federal. Paulo Ziulkoski presidente da CNM e anfitrião do evento iniciou a marcha falando da diversidade existente na política, mas que o encontro dos gestores consolida a democracia. “Aqui está o Brasil real, está a divergência do país, mas a democracia será consolidada somente quando houver tolerância, estamos todos numa causa comum porque esse é um evento dos municípios”.
Após ter sido cancelada em 2020 e 2021 em razão da pandemia da Covid-19, a 23ª edição da marcha tem como “Município: o caminho para um Brasil melhor”. A programação completa pode ser acessada clicando aqui.
O prefeito de Orleans e presidente da FECAM, Jorge Luiz Koch, reforçou a importância da participação dos gestores municipais no evento, “porque o prefeito sai, quem permanece é o município e nesse evento são discutidas pautas para o futuro deles. ”
O presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, em seu discurso falou que o futuro do Brasil passa pelas mãos dos municípios e que a união entre os poderes está caminhando para um futuro melhor. Além dele também estavam no evento o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.
Logo após a abertura, o presidente da CNM oficializou os trabalhos para debater os temas municipalistas que estão tramitando nas câmaras.
Durante a tarde, os participantes acompanharam discussões sobre o Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM), o piso do magistério, os desafios da assistência social pós-pandemia, a reforma tributária e também receberam a pré-candidata à presidência Simone Tebet.
Após a programação da CNM, a FECAM realizou uma reunião junto com o Fórum Parlamentar Catarinense e mais de 200 representantes municipais de Santa Catarina.