• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Boa prática de Porto Alegre encerra ciclo de economia criativa

Boa prática de Porto Alegre encerra ciclo de economia criativa

Boa prática de Porto Alegre encerra ciclo de economia criativa 1920 965 Fecam Portal

Após três encontros, o Ciclo de Economia Criativa chega ao fim, no último evento a Coordenadora de Economia Criativa na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Joana de Macedo Braga, apresentou o programa POA Criativa. 

A economia criativa é o conjunto de ações e atividades relacionadas à cultura, tecnologia e criatividade que geram receita e impacto na economia. Dentro do setor econômico, é possível dizer que está relacionada à produção, distribuição e criação de bens e serviços criativos.

Joana Braga explica que a economia criativa não é um processo novo, e sim a reestruturação de uma política instituída em 2013 na prefeitura de Porto Alegre. Ao longo da apresentação a coordenadora mostra uma trajetória rápida do programa até os dias atuais, que possui uma coordenação de economia criativa focada “no capital intelectual na geração de conhecimento na criação e na inovação, somos uma equipe de articulação”. Dentro da coordenação tem uma unidade de coordenação de projetos, uma unidade film commission e a equipe de suporte e autorizações.

No primeiro encontro do Ciclo de Economia Criativa  foi com o doutor em turismo Renato Buchele Rodrigues com o tema “a relação entre a economia criativa e o turismo” , já o segundo encontro foi com o Secretário Nacional de Economia Criativa, Rafael Nogueira que debateu as políticas de economia criativa no país. 

Sobre a palestrante 

Coordenadora de Economia Criativa na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre. Bacharel em Turismo. Especialista em Patrimônio Cultural e Arquitetura do Brasil. Servidora da Prefeitura de Porto Alegre desde 2009, atuou no planejamento turístico, como gerente de oferta turística, no desenvolvimento de segmentos e na gestão de contratos e convênios para estruturação da infraestrutura turística.