Após três encontros, o Ciclo de Economia Criativa chega ao fim, no último evento a Coordenadora de Economia Criativa na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Joana de Macedo Braga, apresentou o programa POA Criativa.
A economia criativa é o conjunto de ações e atividades relacionadas à cultura, tecnologia e criatividade que geram receita e impacto na economia. Dentro do setor econômico, é possível dizer que está relacionada à produção, distribuição e criação de bens e serviços criativos.
Joana Braga explica que a economia criativa não é um processo novo, e sim a reestruturação de uma política instituída em 2013 na prefeitura de Porto Alegre. Ao longo da apresentação a coordenadora mostra uma trajetória rápida do programa até os dias atuais, que possui uma coordenação de economia criativa focada “no capital intelectual na geração de conhecimento na criação e na inovação, somos uma equipe de articulação”. Dentro da coordenação tem uma unidade de coordenação de projetos, uma unidade film commission e a equipe de suporte e autorizações.
No primeiro encontro do Ciclo de Economia Criativa foi com o doutor em turismo Renato Buchele Rodrigues com o tema “a relação entre a economia criativa e o turismo” , já o segundo encontro foi com o Secretário Nacional de Economia Criativa, Rafael Nogueira que debateu as políticas de economia criativa no país.
Sobre a palestrante
Coordenadora de Economia Criativa na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre. Bacharel em Turismo. Especialista em Patrimônio Cultural e Arquitetura do Brasil. Servidora da Prefeitura de Porto Alegre desde 2009, atuou no planejamento turístico, como gerente de oferta turística, no desenvolvimento de segmentos e na gestão de contratos e convênios para estruturação da infraestrutura turística.