• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

Prefeituras de Santa Catarina podem aderir ao Acordo Cidades 2030

Prefeituras de Santa Catarina podem aderir ao Acordo Cidades 2030

Prefeituras de Santa Catarina podem aderir ao Acordo Cidades 2030 1600 838 Fecam Portal

No dia 27 de maio, sexta-feira, às 15h30, a cidade de Florianópolis vai sediar o evento de lançamento do Acordo Cidades 2030, um acordo de cooperação para fomentar a implementação em âmbito local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento é uma realização da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em parceria com o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e a Frente Nacional de Prefeitos, no âmbito do projeto Rede Estratégia ODS.

O encontro será realizado no formato híbrido, com limite de 150 pessoas de forma presencial na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, e será transmitido no canal do YouTube da FECAM. As inscrições poderão ser realizadas abaixo.

O objetivo do evento é apresentar as estratégias em prol dos ODS, e ofertar novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação dos objetivos globais, acordados pelos países membros das Nações Unidas, entre eles o Brasil. Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Na ocasião, a FECAM, assinará um Acordo de Cooperação com PCS e a Frente Nacional de Prefeitos, no âmbito do projeto Rede Estratégia ODS, e o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que prevê a realização de diversas ações para apoiar os municípios catarinenses na implementação da Agenda 2030 e dos ODS.

Prefeituras do estado serão convidadas a aderirem ao PCS, ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS, e ao Movimento Nacional ODS SC

Ao registrar a adesão, as prefeituras terão acesso gratuito à Plataforma do PCS, onde são disponibilizadas de forma gratuita diversas ferramentas e metodologias para apoiar a implementação da Agenda 2030 e dos ODS, que integram os módulos de Indicadores, Planejamento Urbano Integrado, Colaborações do Setor Privado e da Academia, Financiamento e Gestão Orçamentária e Participação Cidadã, entre outros. A Carta Compromisso do PCS pode ser acessada neste link: https://www.cidadessustentaveis.org.br/cadastrar-carta-compromisso.

Programação

O evento contará com as presenças do Prefeito de Orleans e Presidente da FECAM, Jorge Koch, da Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, da Prefeita de Francisco Morato/SP e Vice-Presidente de Parceria para a Agenda 2030 e dos ODS da Frente Nacional de Prefeitos e representante da Estratégia ODS, Renata Sene, do Coordenador geral do Movimento Nacional ODS SC, Gilson Zimmerman, da Fernanda Acyoli, representando o LabCidade – Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade da USP, e representante do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

A programação contemplará a apresentação da Agenda 2030 e dos ODS, do Programa Cidades Sustentáveis e sua plataforma, do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, uma ferramenta desenvolvida pelo PCS em parceria com a Sustainable Development Solution Network (SDSN), uma rede lançada pelo ex- Secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que cumpre o papel especial no aconselhamento à ONU sobre a implementação dos ODS, do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS) e o lançamento do novo módulo da plataforma do PCS e do Guia de Colaborações Acadêmicas – Parcerias entre municípios e instituições de Ensino Superior.

A Prefeita Renata Sene apresentará a sua experiência relacionada à implementação da Agenda 2030 e dos ODS no município de Francisco Morato/SP, que tem sido referência nacional e internacional.

Termo de adesão ao Movimento Nacional ODS SC: https://sc.movimentoods.org.br/como-aderir/

Serviço
Data: 27 de maio de 2022
Horário: 15h30
Local: Associação dos Municípios da Grande Florianópolis – Granfpolis – Rua Candido Ramos, 250, Capoeiras, Florianópolis – SC

Benefícios da adesão ao Acordo Cidades 2030

Oportunidade de integrar a gestão local a uma agenda global, uma vez que os gestores públicos e os técnicos das prefeituras podem alinhar o planejamento da cidade a uma avançada plataforma de desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

É também uma oportunidade política, na medida em que amplia o diálogo e a participação da sociedade para a construção conjunta de políticas públicas e de mecanismos de transparência e controle social.

No aspecto econômico, a adesão possibilita o planejamento integrado e a execução orçamentária, proporcionando maior previsibilidade, redução de desperdícios, ganhos de produtividade e economia para a administração pública.

Ainda, é uma oportunidade de valorização e reconhecimento, pois pode tornar o município uma referência na implementação dos ODS. Uma gestão planejada e compromissada com as agendas urbanas de desenvolvimento sustentável pode assim abrir novas possibilidades de acesso a recursos privados e/ou de organismos nacionais e internacionais.