A programação completa do Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) foi apresentada oficialmente para a imprensa na noite da última quarta-feira (13), na sala dos prefeitos na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC). O Congresso abrirá espaço para os candidatos ao governo do Estado e aos presidenciáveis apresentarem suas propostas e receberem as reivindicações dos municípios.
O prefeito de Agrolândia, tesoureiro da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e presidente da Comissão do COMAC-SC, José Constante, afirmou que a ampliação do evento para associações e consórcios enriquece o debate. “O objetivo foi dar maior amplitude, maior participação efetiva da sociedade organizada e não apenas ter um viés político, voltado aos prefeitos. A proposta é envolver toda a sociedade, os técnicos dos municípios, das associações e dos consórcios, pensando num debate a médio e a longo prazo que tenha um resultado efetivo para todos os 295 municípios catarinenses.”
Serão três dias de evento com debates e palestras sobre assuntos voltados ao municipalismo e à gestão municipal. Haverá painéis sobre assistência social, educação, licenciamento ambiental e a transformação digital em serviços públicos. Tudo isso, dentro dos três eixos que servem de base para o Congresso: inovação, sustentabilidade e boas práticas.
Sisi Blind, diretora executiva da FECAM, observou que o tema do evento foi pensado num processo que vai desde administrativo à questão ambiental, considerando também as relações humanas. “O tema nos chama ao debate diversificado, nos traz temas que vão desde o conselho de violência contra a mulher até toda questão de como fazer uma gestão pública apoiada na tecnologia, de forma mais eficiente e eficaz, para que tenhamos nos municípios, que são a base da sociedade, uma melhor condição e formação de agentes públicos.”
Foto: Mafalda Press