Mais de 500 pessoas estiveram presentes na manhã desta segunda-feira (18) para a abertura do Seminário Estadual de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, na Assembleia Legislativa (ALESC). O evento reuniu conselheiros tutelares e assistentes sociais de todo o Estado para debater sobre os desafios de abrigar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O prefeito de Orleans e presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) falou da importância desta discussão para os municípios. Ele ressaltou o fato de que mais prefeitos deveriam estar presentes para perceber a magnitude do trabalho dos conselhos tutelares e a necessidade de um bom serviço de acolhimento.
A deputada estadual Marlene Fengler, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, parabenizou o trabalho realizado pelos conselheiros tutelares e assistentes sociais no acolhimento de crianças e adolescentes que “não têm mais a quem recorrer”. “Só vocês que trabalham no dia a dia com isso sabem quais são os reais desafios que devem ser superados para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes”, concluiu.
O evento seguiu com uma mesa sobre acolhimento institucional e duas experiências, nos municípios de Capinzal e São Joaquim. Houve também outras palestras durante a tarde, que abordaram as audiências concentradas, a implantação do serviço de família acolhedora e outras experiências dos municípios de Blumenau, Jaguaruna e Ascurra, Rodeio e Apiúna.
Minuta Final – Lei Familias Acolhedoras
Orientação Conjunta 012017_Reordenamentodos Serviços
Orientação Conjunta 012019_Formulário para auxiliar o acolhimento emergencial_CT
Orientação Conjunta 022017_Acordo Formal de Acompanhamento Após Desacolhimento
Orientação Técnica Família Acolhedora
SISTEMATIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ACOLHIMENTO NAS RESIDÊNCIAS DOS EDUCADORES EM SANTA CATARINA