Durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) dois projetos de boas experiências de educação foram apresentados aos servidores municipais. O encontro organizado pelo colegiado de Educação da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina aconteceu no dia nove de agosto na sala de políticas públicas.
“Cuidando de quem cuida” é um projeto do município de Vargeão, voltado aos profissionais da educação, que cria ambientes facilitadores do cuidado socioemocional. O proejto recebeu o 1º Lugar no Ação Destaque da Editora Opet- Sefe (Nacional) e entende o cuidado como eixo central do currículo focando em três dimensões: o cuidado de si, o cuidado com o outro e o cuidado com o ambiente, como preconiza a Base Comum Curricular (BNCC). O projeto foi apresentado pela secretária de educação de Vargeão, Carmen Raymundi, pela psicóloga escolar e educacional, Pricila Tobias e pela professora adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O segundo painel foi apresentado pela mestre em educação, Rosangela Kittel, que integra a equipe da Educação Especial da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva/EBIAS.A palestra teve como objetivo incitar reflexões e análises sobre as concepções de deficiências que transversalizam discursos e ações, da educação especial à educação inclusiva.
De acordo com a supervisora de Educação da FECAM, Marinez C. Zambon, a escolha dos painéis teve como foco a “valorização do profissional de educação e também a importância da inclusão e acessibilidade em virtude do programa FECAM Acessível da instituição.”