No próximo dia 11 de outubro, terça-feira, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) promove mais um evento comemorativo aos 200 anos da Independência do Brasil. Agora em referência ao 12 de outubro de 1822 data que registra por todas as principais Vilas das Províncias do ainda Reino do Brasil o Termo de Vereança e Aclamação da Independência. Na então Vila de Nossa Senhora do Desterro, naquele 12 de outubro de 1822, defronte à Igreja Matriz, foi celebrado o ato da Independência, conforme instruções da Corte no Rio de Janeiro. Entre 1822 e 1830 a Independência do Brasil era comemorada alternadamente ou no 7 de setembro, relativo ao momento às margens do riacho Ipiranga protagonizado por Dom Pedro I, ou no 12 de outubro que se refere ao ato de elaboração das Atas de Vereança e Aclamação por todo Reino.
O evento da BPSC será destinado especialmente a estudantes do Ensino Médio de escolas convidadas e constará de uma explanação sobre o tema do jornalista e historiador Nelson Adams Filho, membro do Instituto Histórico e Geográfico de SC, e a apresentação de uma cópia do livro histórico comemorativo aos 200 anos da Independência e que se encontra no acervo da Biblioteca. Esse livro, cujos originais encontram-se no Arquivo Nacional, registra também a Independência do Brasil pelas Vilas de São Francisco do Sul, Lages e Laguna naquele 12 de outubro de 1822.
Na Ata de Aclamação da Vila de N.S. do Desterro, no 12 de outubro, constam os nomes das 141 pessoas que participaram daquele momento histórico. Pessoas da comunidade da Vila, dentre comerciantes, profissionais das mais diferentes atividades, autoridades militares e eclesiásticas.
Será oportunidade para que os estudantes aprendam mais sobre a História da Independência do Brasil nesses 200 anos.
São parceiros dessa iniciativa o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina.
Texto: Nelson Adams Filho