A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) participa, nesta terça-feira (11), de reunião com o candidato ao Governo do Estado, Décio Lima (PT), para falar sobre a importância da política de Assistência Social, que atende mulheres, pessoas idosas, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência que vivem na vulnerabilidade social e na pobreza. O encontro será no Hotel Majestic. O convite foi enviado aos dois candidatos e é assinado pela Frente Catarinense em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O SUAS é representado pela Coordenação estadual, composta pela FECAM, pela Universidade Federal de Santa Catarina, pelo Fórum de Entidades, Trabalhadores e Usuários da Política de Assistência Social e pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina (COEGEMAS).
Em contato com a assessoria do candidato ao Governo de Santa Catarina Jorginho Mello (PL), nos próximos dias será confirmada agenda com o candidato.
Em julho de 2022, Santa Catarina tinha 177,6 mil famílias em extrema pobreza, 63,5 mil na pobreza e 154 mil com baixa renda. Janice Merigo, supervisora de Assistência Social da FECAM, afirma que o fortalecimento da política de Assistência é de extrema importância pois garante proteção a essas famílias, enquanto política de Estado. “Santa Catarina possui Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que são a porta de entrada ao acolhimento, ao atendimento e acompanhamento das famílias, com CREAS, abrigos e instituições de longa permanência, entre outros equipamentos e serviços públicos na área”, conclui.