A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) em parceria com o Poder Legislativo Municipal de Pinhalzinho vai realizar o seminário sobre inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O evento acontece no dia 24 de novembro, na Câmara de Vereadores de Pinhalzinho, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas clicando abaixo.
A programação do evento visa discutir o tema na região do Oeste do Estado para enfrentar os desafios e cumprir efetivamente a Lei de Cotas nº 8.213/91, que prevê a inclusão de pessoas com deficiências no mercado de trabalho brasileiro.
“Apesar de todos já saberem sobre a lei, é necessário criar um espaço de discussão e compartilhamento de boas experiências para pensar em como o poder público deve abrir mais o mercado de trabalho”, ressalta Paulo Suldovski, que é consultor em Inclusão e Acessibilidade da FECAM.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência de Santa Catarina, aqui no Estado 44 mil vagas foram criadas pela Lei de Cotas, destas somente 24 mil estão preenchidas por alguma pessoa com deficiência ou reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social. Os dados foram apresentados pela auditora fiscal do trabalho Luciana Xavier Sans de Carvalho, que participou no podcast da FECAM em junho e faz parte da programação do seminário.
O evento é realizado com o apoio da Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), Secretaria de Trabalho e o Ministério do Trabalho e Previdência.
Confira a programação:
08h Credenciamento e Acolhida dos Participantes
08h30 Solenidade de Abertura
09h Controle Social e Conselhos Municipais – Janice Merigo: Assessora em Políticas Públicas. Assistência Social e Direitos Humanos/FECAM e Paulo Suldóvski: Consultor em Inclusão e Acessibilidade/FECAM.
10h A inclusão das Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho – Luciana Xavier Sans de Carvalho: Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora Estadual dos projetos de Aprendizagem Profissional, Combate ao Trabalho Infantil e Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS no Mundo do Trabalho em SC.
11h Conectando Pessoas com Deficiência e Oportunidades – Sheila Kurtz: Especialista em Responsabilidade Social. Líder do Programa Inclusão da FIESC/SESI/SENAI.
11h30 Inclusão na Prática – Alexandro Velho: Analista de Inclusão e Diversidade. Atua na Gestão de Pessoas da FIESC/ SESI/SENAI.
11h45 Debate
12h15 Encerramento