Gestores de Educação dos municípios da Serra Catarinense participam desde a manhã desta quarta-feira (15), no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Uniplac, do I Encontro de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação. O evento se estende até esta quinta-feira (16), é uma parceria da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina – Fecam, Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense – Cisama e Associação de Municípios da Região Serrana – Amures.
O encontro objetiva verificar o cumprimento ou não de 20 metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação uma vez que, em 2024 se encerra o prazo de 10 anos definido para vigência das ações.
O coordenador do Programa de Educação do Cisama, Carlos Moreira, disse que o encontro permitirá saber o que cada município tem feito para cumprir as metas dos respectivos Planos Municipais de Educação e avaliar essas ações.
Assessora de Políticas Públicas Educacionais da Fecam, Marinez Chiquetti Zambon, representa a entidade no evento e fez um relato das pautas que estão sendo abordadas. E citou que o monitoramento do plano deve ser feito a cada dois anos, com foco no alcance das metas e estratégias de curto, médio e longo prazo.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, falou em nome do presidente, prefeito de São Joaquim Giovani Nunes e destacou a importância do monitoramento com vistas a qualidade da educação.
Pela manhã houve palestra sobre o tema Rumos da Educação e o Plano Municipal de Educação: Avaliação e Acompanhamento na Perspectiva Crítica e Emancipatória com o professor Odimar Lorenset. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Santa Catarina – Udesc ele possui larga experiência na área de Educação em temas como formação de professores, educação e infância e Educação Especial e inclusiva.
A tarde os participantes fazem uma Avaliação do Plano Municipal de Educação. E no encerramento nesta quinta-feira, haverá uma Socialização da Produção dos Grupos.
Com informações da AMURES