O II Seminário de Trânsito começou na manhã desta quinta-feira (09), em Pomerode. O evento tem como objetivo capacitar e debater as estruturas de trânsito e seus desafios legais. A realização é da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), por meio do Conselho de Órgãos Municipais Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (COMITRA), com apoio da Associação de Municípios do Vale Europeu (AMVE).
A presidente do COMITRA, Clarice Beatriz Serena, comentou que 70% dos acidentes de trânsito ocorrem por conta da falta de sinalização e de infraestrutura e afirmou que é preciso a união de todos os atores do trânsito para que haja mais segurança. Clarice trabalha como autoridade de trânsito, diretora de trânsito e engenharia de tráfego em Xanxerê.
O prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, afirmou que é preciso que os entes públicos municipais, estaduais e federais passem a andar cada vez mais juntos. Além disso, falou que o evento é um ótimo espaço para muita troca de conhecimento.
A mesa de abertura foi composta também pelo presidente do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina (CETRAN/SC), Atanir Antunes; o presidente do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN/SC), Felipe Maia Cabral; Douglas Thomas Jacobsen, chefe de policiamento e fiscalização da 4ª Região da Polícia Rodoviária Federal; Coronel Viana, da Polícia Militar de Santa Catarina; e Antônio Benda da Rocha, major-comandante da 3ª companhia da Polícia Militar Rodoviária do Estado.
A manhã contou com duas palestras. A primeira, falou sobre a gestão municipal de trânsito, com o consultor de trânsito e transportes, Emerson Andrade. Em seguida, o presidente do DETRAN/SC, Felipe Maia Cabral, apresentou os convênios de trânsito. Na última palestra da manhã, o agente de trânsito de Pomerode, Luiz Henrique Frotscher, apresentou o portal do DetranNet e tirou dúvidas dos presentes.
A tarde continua com palestras de atualização de legislações de trânsito, operações de trânsito e segurança dos agentes nas abordagens e as novas perspectivas para a fiscalização de trânsito.