Com recorde de público, cerca de 320, o XI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura iniciou nesta quarta-feira (10), pela tarde. O maior evento sobre cultura do Estado, realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e pelo Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), vai debater políticas públicas do setor cultural no âmbito estadual e federal.
A presidente da FECAM, Milena Lopes, esteve presente na mesa de abertura e falou sobre a importância das políticas culturais nos municípios.
O primeiro dia de evento foi marcado pela palestra de abertura sobre políticas públicas culturais com o professor Albino Rubim, que é pesquisador de políticas culturais e ex-secretário de Cultura da Bahia. A mesa de debate sobre as políticas culturais dos governos estadual e federal encerrou o primeiro dia e reuniu nomes como o chefe do escritório do Ministério da Cultura, Alexandre Martins, o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rafael Nogueira, o consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Hugo Lembeck e os deputados estaduais, Luciane Carminatti e Marcos José Abreu (Marquito). Durante a tarde, o público também pôde assistir à apresentações culturais da região.
Nesta quinta-feira (11), quatro oficinas serão realizadas para os participantes que vão debater sobre a elaboração de projetos, editais, como mensurar resultados na cultura e o potencial de transformação das políticas culturais.
O XI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura tem produção da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM) e apoio da prefeitura de Lages, da Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES), CINCATARINA, Sesc, Sebrae, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Univille e Prosas.