A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e o consórcio CIGA desenvolveram uma plataforma chamada Mapa Cultural, que lista e organiza os agentes culturais municipais, auxiliando na gestão pública. A ferramenta tem como objetivo cadastrar eventos, espaços e agentes culturais, além de servir como um local para a publicação e gerenciamento de editais municipais de cultura.
O sistema é aberto, de livre utilização e ainda está nas fases finais de ajuste. O gerente de tecnologia do CIGA, Eduardo d’Ávila, afirma que o Mapa Cultural estará disponível em breve para todas as prefeituras e que o CIGA está à disposição para realizar melhorias na ferramenta.
André Siewert, presidente do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC) destaca que a ferramenta é indispensável para uma gestão eficiente da política cultural nos municípios e que o trabalho da FECAM e do CIGA permitirá um melhor diálogo e trará mais economia.
A Analista de Cultura da FECAM, Dayna Maressa Pamato, salienta que muitos municípios não possuem hoje uma ferramenta que consiga listar todos os agentes culturais de seu território, bem como os espaços existentes. “O Mapa Cultural poderá auxiliar na análise espacial desses elementos, e ajudará na tomada de decisão de políticas públicas voltadas para a realidade de cada um. Ainda, com a Lei Paulo Gustavo em execução, os municípios poderão publicar seus editais e gerenciar os inscritos de forma organizada”.
Os municípios que tiverem interesse em adquirir a ferramenta devem fazer contato com o CIGA através do e-mail fernanda@consorciociga.gov.br.