O Colegiado de Proteção e Defesa Civil dos Municípios de Santa Catarina (CDC/FECAM) passa a integrar o Banco de Boas Práticas da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Agora, o colegiado é reconhecido como uma referência para os outros estados brasileiros, no que diz respeito ao fortalecimento da política pública, resposta, restabelecimento e recuperação frente aos desastres e na prevenção e mitigação de riscos. A FECAM é a primeira federação de municípios estaduais a ter um colegiado de defesa civil, que é o único em atividade em todo o Brasil.
Fundado em 2019, diante da necessidade de congregar as demandas dos municípios e regiões na área de defesa civil e representá-las perante órgãos e instituições externas, o CDC/FECAM é um fórum permanente de debates, planejamento e fomento de políticas públicas que busquem soluções conjuntas para o enfrentamento de desastres nos municípios catarinenses. Além de estar próximo das 21 associações de municípios, o colegiado também dialoga com o governo estadual e com os municípios.
“O trabalho do colegiado vem para reforçar que a Defesa Civil é uma instituição, e que não deve ser lembrada somente na hora do desastre. É importante lembrar que é um órgão que atua antes, durante e depois de qualquer tipo de calamidade, atuando diretamente no gerenciamento”, ressalta o diretor da Defesa Civil de Criciúma e presidente do DCD/FECAM, Fred Gomes.