Na última semana, três associações de municípios realizaram suas conferências de cultura e a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), através do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (CONGESC), acompanhou as reuniões.
O diretor de cultura de Pomerode e presidente do CONGESC, André Siewert, participou da conferência dos municípios da Associação do Vale do Itapocu (AMVALI). Ele afirma que esse é um momento muito importante pois marca as novas diretrizes da cultura no Estado. “O Conselho está se aproximando das associações e dos municípios, auxiliando e fomentando a troca de conhecimento”.
O secretário de cultura de Concórdia e vice-presidente do CONGESC, Bruno Dariva, participou da conferência da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) e a coordenadora de formação do CONGESC e diretora de cultura de São Joaquim, Maria Alice de Souza, acompanhou a reunião da Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES).
As conferências de cultura são uma ferramenta de diálogo e participação social para o desenvolvimento das políticas públicas da área. O exercício pleno da democracia passa pelo direito à cultura como um direito de cidadania e de livre expressão de criação e do pensamento. Por isso, o CONGESC acompanha e orienta os municípios para a realização desses encontros, seja de forma individual ou intermunicipal.
O prazo para a realização da etapa municipal ou intermunicipal das Conferências de Cultura vai até 30 de outubro deste ano. O Comitê Gestor do Conselho ressalta a importância da mobilização local para fortalecer a política pública cultural.
As orientações do Ministério da Cultura estão no Documento Base, clique aqui.