Ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as Boas Práticas Municipais são projetos que inovam na gestão pública dos municípios, contribuindo para sustentabilidade, eficácia, eficiência e transparência. Nesta edição do Summit Cidades, oito municípios catarinenses foram reconhecidos por suas experiências exitosas na área de educação: Nova Itaberaba, Paial, São Carlos, Saudades, Brusque, Caçador, Criciúma e Lages.
Já o projeto “Criando vínculos: produzindo conhecimentos”, de Paial, para ensinar a importância da reciclagem e dos cuidados com o meio ambiente, produziu composteiras com as crianças da rede municipal, utilizando as sobras de cascas de frutas, legumes e restos das frutas da alimentação escolar.
Outro projeto que promove práticas sustentáveis é o de Lages. A iniciativa chamada “Lixo Orgânico Zero” orienta para a destinação dos resíduos orgânicos domésticos à compostagem. Além de escolas, outras instituições da cidade receberam orientações sobre a compostagem e a correta destinação dos resíduos domésticos.
Em Brusque, o projeto “Pequenos construtores do amanhã” integra conceitos de sustentabilidade, robótica e educação ambiental na educação infantil. Com uma abordagem lúdica e educativa ao ensino da robótica, o projeto utiliza materiais reciclados para criar novos conceitos de sustentabilidade para as crianças da educação infantil.
Fazer da escola um ambiente acolhedor e incentivar a criação de memórias afetivas é um dos objetivos do projeto “Costurando Histórias”, de São Carlos, que mobilizou e valorizou as famílias do município para que contassem suas histórias em um tecido, que posteriormente virou uma colcha de retalhos.
O município de Saudades também apresenta uma prática que envolve as famílias das crianças de zero a seis anos nas escolas. O projeto “Amo minha família e minha família me ama” tem como objetivo aproximar e desafiar as famílias para o planejamento e desenvolvimento de uma dinâmica para a turma, envolvendo-as no processo de aprendizagem.
O projeto “Guarda Bem”, da prefeitura de Caçador, atende estudantes da rede municipal na prevenção em saúde mental, através de palestras nas escolas, atendimento psicológico individual e avaliações de interferências no processo de aprendizagem dos estudantes.
Também visando a saúde mental nas escolas, o projeto “EducAmente”, da prefeitura de Criciúma, investiu na saúde dos professores, realizando encontros semanais que abordaram assuntos como medo, ansiedade, estresse e ensinaram técnicas de relaxamento aos docentes.