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Boas práticas municipais de educação são destaque no segundo dia do Summit Cidades

Boas práticas municipais de educação são destaque no segundo dia do Summit Cidades

Boas práticas municipais de educação são destaque no segundo dia do Summit Cidades 2560 1707 Fecam Portal

Ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as Boas Práticas Municipais são projetos que inovam na gestão pública dos municípios, contribuindo para sustentabilidade, eficácia, eficiência e transparência. Nesta edição do Summit Cidades, oito municípios catarinenses foram reconhecidos por suas experiências exitosas na área de educação: Nova Itaberaba, Paial, São Carlos, Saudades, Brusque, Caçador, Criciúma e Lages. 

Já o projeto “Criando vínculos: produzindo conhecimentos”, de Paial, para ensinar a importância da reciclagem e dos cuidados com o meio ambiente, produziu composteiras com as crianças da rede municipal, utilizando as sobras de cascas de frutas, legumes e restos das frutas da alimentação escolar. 

Outro projeto que promove práticas sustentáveis é o de Lages. A iniciativa chamada “Lixo Orgânico Zero” orienta para a destinação dos resíduos orgânicos domésticos à compostagem. Além de escolas, outras instituições da cidade receberam orientações sobre a compostagem e a correta destinação dos resíduos domésticos. 

Em Brusque, o projeto “Pequenos construtores do amanhã” integra conceitos de sustentabilidade, robótica e educação ambiental na educação infantil. Com uma abordagem lúdica e educativa ao ensino da robótica, o projeto utiliza materiais reciclados para criar novos conceitos de sustentabilidade para as crianças da educação infantil. 

Fazer da escola um ambiente acolhedor e incentivar a criação de memórias afetivas é um dos objetivos do projeto “Costurando Histórias”, de São Carlos, que mobilizou e valorizou as famílias do município para que contassem suas histórias em um tecido, que posteriormente virou uma colcha de retalhos. 

O município de Saudades também apresenta uma prática que envolve as famílias das crianças de zero a seis anos nas escolas.  O projeto “Amo minha família e minha família me ama” tem como objetivo aproximar e desafiar as famílias para o planejamento e desenvolvimento de uma dinâmica para a turma, envolvendo-as no processo de aprendizagem. 

O projeto “Guarda Bem”, da prefeitura de Caçador, atende estudantes da rede municipal na prevenção em saúde mental, através de palestras nas escolas, atendimento psicológico individual e avaliações de interferências no processo de aprendizagem dos estudantes. 

Também visando a saúde mental nas escolas, o projeto “EducAmente”, da prefeitura de Criciúma, investiu na saúde dos professores, realizando encontros semanais que abordaram assuntos como medo, ansiedade, estresse e ensinaram técnicas de relaxamento aos docentes.