A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), juntamente com a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) e a Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), participa do 2º Encontro Nacional de Fundos de Assistência Social, que acontece esta semana. O evento reúne gestores e especialistas de todo o país para discutir as recentes mudanças na gestão dos recursos da Assistência Social, incluindo a implementação do sistema BB Gestão Ágil e a nova ferramenta de prestação de contas do governo federal, o Agiliza SUAS.
A supervisora de Políticas Públicas de Assistência Social da FECAM, Janice Merigo, acompanha as discussões e reforça a importância da participação das entidades municipalistas nesse processo. “Estamos aqui para garantir que os municípios catarinenses tenham o suporte necessário para se adaptar às novas exigências e continuar prestando um serviço eficiente à população. O diálogo com o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) é essencial para alinhar orientações e facilitar a aplicação dos recursos”, destaca.
A Assistência Social é uma política pública fundamental para garantir direitos e reduzir desigualdades. Diante das mudanças nos mecanismos de gestão financeira e prestação de contas, eventos como este são essenciais para fortalecer a atuação dos municípios e aprimorar a transparência na aplicação dos recursos.
A FECAM reafirma seu compromisso com os municípios catarinenses, acompanhando de perto essas transformações e oferecendo suporte técnico para garantir que os recursos cheguem a quem mais precisa.