A Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM), em parceria com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), promove a Formação dos Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina. A capacitação tem como objetivo fortalecer a atuação dos novos gestores municipais, proporcionando um aprofundamento sobre a estruturação, planejamento e gestão da política de Assistência Social, garantindo a efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no estado.
A formação é voltada exclusivamente para gestores municipais de Assistência Social, incluindo secretários, secretários adjuntos ou responsáveis pela pasta, além de representantes dos 21 Colegiados Regionais de Assistência Social.
Inscrições e certificação
Para participar, é necessário realizar a inscrição na plataforma Sympla. O cadastro prévio realizado por meio do Google Forms será utilizado para a apresentação de um diagnóstico dos gestores, auxiliando na construção de um panorama detalhado sobre a realidade da Assistência Social nos municípios catarinenses.
As inscrições podem ser feitas pelo link.
Programação
A capacitação será realizada em sete encontros virtuais, com carga horária total de 17h30, e um encontro presencial para encerramento e entrega de certificados.
1º Encontro – Acolhida e apresentação do Movimento Municipalista e Política Pública de Assistência Social
Data: 25 de fevereiro
Local: Meeting virtual
Horário: 8h30 às 11h
Abertura com o presidente da FECAM, Topázio Neto, a secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Adeliana Dal Pont, Secretária de Assistência Social de Rio do Sul, Maria Helena Zimmerman, e demais representantes das entidades organizadoras.
2º Encontro – Política Pública de Assistência Social: serviços, programas e projetos
Data: 13 de março
Local: Meeting virtual
Horário: 8h30 às 11h
Facilitadores: Elias Oliveira (MDS), Regis Spindola (MDS) e representante da SAS.
3º Encontro – Benefícios eventuais e transferência de renda
Data: 27 de março
Local: Meeting virtual
Horário: 8h30 às 11h
Facilitadores: Ieda Maria Nobre de Castro (MDS) e Vânia Guareski Souto (GRANFPOLIS).
4º Encontro – Gestão do SUAS: planejamento, educação permanente e vigilância socioassistencial
Data: 10 de abril
Local: Meeting virtual
Horário: 8h30 às 11h
Facilitador: José Crus, analista de políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte.
5º Encontro – Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS
Data: 24 de abril
Local: Meeting virtual
Horário: 8h30 às 11h
Facilitadores: Jucilene Barbosa (COEGEMAS) e Valdiosmar Vieira Santos (CONGEMAS).
6º Encontro – Controle Social e relação com a gestão municipal
Data: 15 de maio
Local: Meeting virtual
Horário: 8h30 às 11h
Facilitadores: Leandro de Oliveira Nardi (MDS), Solange Bueno (CNAS) e Luziele Tapajós (ex-presidente do CNAS).
7º Encontro – Encerramento e entrega dos certificados
Data: 5 de junho
Local: Fórum Estadual de Assistência Social, Florianópolis
Horário: 18h
A certificação será entregue presencialmente, com a participação das assessoras e coordenadoras dos colegiados regionais.
A formação é uma iniciativa conjunta da FECAM, COEGEMAS, COAS e SAS, com apoio dos Colegiados Regionais de Assistência Social das Associações de Municípios. Para mais informações, os gestores podem entrar em contato diretamente com seus colegiados ou com a equipe da FECAM.