• Federacao de Consorcios, Associacoes de Municipios e Municip - Federacao Catarinense

AMESC, FECAM e Secretaria de Estado da Defesa Civil capacitam municípios sobre Assistência Social em calamidades e emergências

AMESC, FECAM e Secretaria de Estado da Defesa Civil capacitam municípios sobre Assistência Social em calamidades e emergências

AMESC, FECAM e Secretaria de Estado da Defesa Civil capacitam municípios sobre Assistência Social em calamidades e emergências 1600 901 Fecam Portal

Na sede da AMESC, está ocorrendo hoje, 17 de julho, uma capacitação essencial sobre a atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em situações de calamidade e emergência. O evento, organizado pelo Colegiado Regional de Assistência Social, conta com a participação de representantes da AMESC, incluindo o Secretário Executivo, Francisco Diello, e a Assessora em Políticas Públicas, Rosangela Alexandrino.

Regina Panceri, Técnica da Defesa Civil do Estado, inicia a capacitação com uma explanação detalhada sobre os conceitos de calamidade e emergência, bem como o papel fundamental da defesa civil municipal. Na sequência, Janice Merigo, Supervisora em Assistência Social da FECAM, aborda as políticas de assistência social direcionadas às famílias afetadas por calamidades e emergências. Merigo destaca a importância da acolhida e escuta das famílias, acolhimento em abrigos, cadastramento das demandas e necessidades, acesso a recursos e a atuação em relação aos benefícios eventuais.

As técnicas, com o apoio da Assessora da AMESC, Rosangela Alexandrino, enfatizam a relevância da elaboração de Planos de Contingência na Assistência Social. Elas fornecem orientações detalhadas para que os municípios avancem nessa construção, destacando a importância do trabalho intersetorial e da garantia de proteção social para as famílias.

Merigo ressalta a necessidade de integrar as áreas de Assistência Social e Defesa Civil para construir planos de contingência social de forma colaborativa junto aos municípios catarinenses.

Essa capacitação reforça o compromisso das instituições envolvidas em garantir uma resposta eficiente e coordenada em situações de emergência, promovendo a segurança e o bem-estar das comunidades afetadas.