Para fortalecer política e tecnicamente os municípios das regiões do contestado e planalto norte, bem como, a FECAM, a AMPLA e a AMURC uniram-se para formar a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE. A decisão foi deliberada no dia 30/1, na assembléia de prefeitos das associações, em Mafra. O diretor executivo da FECAM, Celso Vedana participou da reunião.
A nova associação abrangerá dez municípios. A sede da AMPLANORTE permanece em Mafra. Já a instalação da AMURC em Canoinhas abrigará a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde das associações. Segundo o secretário-executivo da AMPLA, Hélio Daniel Costa, o período de transição será de 60 dias.”Nesta fase a AMPLA mudará a razão social para AMPLANORTE e a AMURC se incorporará à nova associação”. Costa também assegura que haverá ampliação de quadro de pessoal e a função de secretário-executivo passará para coordenador.
Quanto a presidência da AMPLANORTE, Hélio Daniel Costa, explica, que a proposta é que haja a eleição na AMPLA e AMURC e os prefeitos eleitos assumam de forma alternada a presidência da nova associação.”Os municípios da região saíram ganhando na medida que a unificação racionalizará os custos e ações, mas principalmente pelo fortalecimento político da representatividade que a nova associação terá”, disse o presidente da FECAM, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio.
Fonte: Ascom FECAM