O Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura vai chegar a sua 10a edição, após ter sido cancelado em 2020 e 2021 em razão da pandemia da Covid-19. Realizado em Ibirama, o encontro acontece nos dias 11,12 e 13 de maio e pretende reunir mais de 200 participantes. Até o dia 3 de maio, eles representavam 118 municípios inscritos.
O evento oportuniza o debate das políticas públicas do setor cultural e o diálogo entre a Secretaria Especial de Cultura, o Governo do Estado e as prefeituras para fortalecer as ações de programas já existentes e abrir caminhos para futuras parcerias. O encontro é da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) por meio do Conselho dos Gestores Municipais de Cultura (CONGESC) em parceria com a Prefeitura de Ibirama.
Serão três dias aprofundando-se em temas como diversidade cultural e gestão da cultura na pandemia, com foco nos aprendizados adquiridos. Os participantes podem escolher entre seis oficinas específicas: Gestão de Acervo e Educação Patrimonial, Planejamento Estratégico e Ações Culturais, Práticas Administrativas (nova lei de licitações), Gestão de Linguagens Artísticas (Conselhos municipais), Cultura como Matriz Econômica e Transversalidade da cultura.
O prefeito de Orleans e presidente da FECAM, Jorge Luiz Koch, realizou o convite para gestores de cultura, reforçando a importância do encontro em fortalecer o relacionamento entre as entidades e os participantes na construção da história cultural dos municípios, confira o vídeo abaixo.