O Congresso de Municípios, Consórcios e Associações (COMAC-SC) encerrou na última quinta-feira (11) com recorde de participação, cerca de 3,5 mil participantes. Realizado pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios (FECAM) o COMAC-SC, teve três dias de atividades no Hard Rock Live em São José com programação voltada para a gestão pública municipal.
“Um momento de reflexão, apresentação e memória”, resume a Diretora Executiva da FECAM, Sisi Blind, sobre o maior evento municipalista de Santa Catarina.
A programação envolveu mais de 50 atividades divididas em palestras e painéis, além de atendimentos das práticas integrativas complementares (PICS) e aulas de artes marciais. Além disso, o COMAC-SC contou com uma feira, onde 60 expositores puderam apresentar produtos, serviços e tecnologias voltadas à administração municipal.
De acordo com o prefeito de Orleans e presidente da FECAM, Jorge Koch, o tema central do congresso é pauta para que os candidatos ao governo estadual e federal firmaram compromisso para execução de demandas que são essenciais para a construção de uma governança com sustentabilidade”. O pedido é descrito em carta assinada pelos candidatos que estiveram apresentando suas propostas ao longo do COMAC-SC. O documento completo pode ser acessado aqui.
A palestra de encerramento foi com o Secretário Especial de Coordenação das Secretarias do Tribunal de Contas (TCU), Luiz Gustavo Andreoli, que apresentou o programa de apoio à gestão municipal responsável, o TCU+Cidades. A iniciativa busca estimular a entrega de serviços públicos de qualidade por meio de uma maior aproximação com a realidade enfrentada pelos municípios na gestão da coisa pública.
O COMAC-SC foi patrocinado pela 1DOC Tecnologia, pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), pela Simpress e a organização é pela empresa Favorita Eventos.