Dirigentes da FECAM, secretários executivos das Associações de Municípios, representantes do Colegiado de Contadores e de empresas que prestam serviços de informática para as prefeituras acompanharam hoje (17) o funcionamento do novo sistema de fiscalização das contas públicas, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) em Florianópolis. O e-Sfinge deverá ser implantado nas prefeituras no início de 2005 pelo órgão.
O objetivo é integrar todos os sistemas de informática utilizados pelo TCE para fiscalizar a gestão pública. Segundo o consultor contábil da FECAM, Zaqueu Rogério Francez, o TCE está ciente da dificuldade que os municípios terão de absorver o sistema. No próximo ano as prefeituras ainda operam com os dois sistemas. Isso acontecerá porque há dados de 2004 com prazo de vencimento em 2005.
Com o novo sistema o TCE receberá uma carga maior de dados dos municípios. De acordo com o consultor contábil da FECAM, Zaqueu Rogério Francez, o e-Sfinge aumentará em 40% a quantidade de informações. “Desta forma haverá uma transparência maior da gestão pública que é um dos pilares da Lei de Responsabilidade Fiscal. Com o novo sistema o município e a sociedade ganharão”, explica.
Outra vantagem do sistema é que o TCE não solicitará mais dados aos municípios através de ofícios circulares, já que a carga de informações disponível será maior. Em fevereiro começam as capacitações nos municípios para os funcionários públicos.
Foto: Nilva Damian
Fonte: Assessoria de Imprensa da FECAM